quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Eventos


Autarquia de Rio Maior realizou Workshop “Ambiente, Património e Qualidade de Vida”
Cerca de uma centena de pessoas assistiu no Auditório da Câmara Municipal de Rio Maior, ao workshop “Ambiente, Património e Qualidade de Vida”.
Tratou-se da segunda sessão pública agendada pela autarquia com o intuito de dinamizar a participação em torno da estratégia de desenvolvimento de Rio Maior que permita consolidar uma visão partilhada sobre os principais desafios que o futuro poderá trazer ao concelho.
Quais os percursos a optar face a estes desafios e que acções devem ser implementadas foram as principais perguntas a dar resposta no futuro, tendo em consideração o posicionamento estratégico do território a nível regional e nacional.
Intervieram técnicos da autarquia da área cultural, com especial incidência sobre o Turismo e Património Histórico.
Estes especialistas falaram das potencialidades turísticas e conceitos turísticos a desenvolver: turismo em espaço rural, turismo de natureza e 2.ª residência; Valorização do património arqueológico e cultural; Atractividade turística ligada à identidade cultural, natural e patrimonial do concelho e estímulo à qualidade de vida em Rio Maior – nomeadamente em espaço rural (oportunidades e riscos).
Seguiram-se as intervenções do responsável máximo da entidade regional de turismo de Lisboa e Vale do Tejo, Joaquim Rosa do Céu e do Vice-Presidente da autarquia, Carlos Frazão que enquadraram esta iniciativa num quadro regional e local respectivamente.
Igualmente orador foi Júlio Ricardo, da Cooperativa Terra-Chã, que deu a conhecer os projectos de desenvolvimento em que a instituição tem estado envolvida nos últimos anos.
Deu-se posteriormente início ao debate, muito animado pelas inúmeras intervenções dos presentes, e moderado por Vânia Rosa, da empresa Augusto Mateus & Associados.
A intervenção final coube a Augusto Mateus, que abordou o concelho de Rio Maior nas suas potencialidades e carências, apontando possíveis linhas de rumo para o futuro.
A Presidente da autarquia, salientou o trabalho em torno do Plano Estratégico, pelo que todos os cidadãos se devem sentir desafiados a contribuir.
----------------------------------------------------------------------------