terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Sociedade


Autarquia de Ourém nomeia Conselheira Local para a Igualdade do Município
Segundo comunicado da autarquia de Ourém, Leonilde Madeira foi nomeada Conselheira Local para a Igualdade daquele município, na última reunião de Assembleia Municipal
O presidente da edilidade, Paulo Fonseca, justificou o convite a Leonilde Madeira por considerar, “que reúne o perfil adequado para o exercício destas funções, tem conhecimento e experiência da realidade local nas matérias de igualdade e combate à discriminação. Foi docente, membro da Assembleia de Freguesia de Fátima, Deputada Municipal e Vereadora. Tem uma vasta experiência ligada à política e à cidadania”.
Segundo a autarquia, a nova Conselheira irá integrar o Conselho Local de Acção Social e desenvolver o seu trabalho em articulação com a Divisão de Assuntos Sociais.
“Acreditamos que a promoção de uma efectiva igualdade entre mulheres e homens constitui um dever fundamental do Estado, no âmbito da defesa e promoção dos direitos humanos. O contexto de integração progressiva da dimensão de género, na política promovida pelo Município, designadamente nas acções relacionadas com o problema da violência doméstica, é reflexo da nossa preocupação com a temática, pelo que entendemos que a nomeação da Conselheira Local para a Igualdade do Município de Ourém personaliza esta intenção”, afirmou presidente da Câmara.
Esta nomeação está enquadrada pela Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local, pelo Quadro da Estratégia Nacional de promoção da Igualdade de Género e Cidadania, as orientações recentes da Resolução do Conselho de Ministros”, N.º 39/2010, de 25.05.2010.
------------------------------------------------------------------------------------