segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Sociedade

Funcionários da empresa Gallo colaboram na restauração e conservação do Lar de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes
Sessenta funcionários da empresa Gallo Wordwide estiveram hoje em Abrantes a pintar, restaurar e decorar o Lar de Infância e Juventude da Santa Casa da Misericórdia, instituição que acolhe 18 meninas em situação de risco.
O director-geral da empresa, Pedro Cruz, disse à agência Lusa que “o que começou por ser um projecto de uma acção de motivação interna transformou-se em algo mais abrangente”, tendo os colaboradores e gestores decidido recuperar, pintar, equipar e decorar todos os espaços do Lar de Infância e Juventude da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes – sala comum, quartos, sala de estudo, casas de banho e cozinha - localidade onde fica situada a unidade fabril da Gallo.
“Vai ser uma mudança radical, com as paredes pintadas, com novos sofás, música e com algo que se pareça mais com uma casa de família. E porque é Natal, a decoração alusiva à época não vai ficar esquecida, assim como a despensa completamente cheia e as prendas no sapatinho”, acrescentou o gestor.
Neste Lar vivem 18 meninas em situação de risco, com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos, tendo aquele responsável afirmado que são meninas a quem as circunstâncias da vida lhes “roubaram” a meninice e a adolescência.
“São meninas iguais a tantas outras mas que necessitam de mais algum conforto, carinho e bem estar”, observou Pedro Cruz, tendo afirmado ser esta a primeira vez que a empresa promove este tipo de trabalho em prol da comunidade.
Sob o mote “Gallo vai ‘Cantar Esperança’ em Abrantes”, Francisca Pimenta da Gama foi um das colaboradoras de uma acção que considerou “fantástica” pelo facto de “poder ajudar miúdas que têm uma vida complicada e contribuir para a melhoria da comunidade em que se insere a fábrica, instalada em Abrantes desde 1860.
Francisca saiu de Lisboa em direcção a Abrantes às seis da manhã para “ajudar a tornar o Lar mais acolhedor e agradável”, tendo afirmado que a iniciativa é “reconfortante e gratificante para ambas as partes”.
Vanda Pardal, directora do Lar de Infância e Juventude, disse à Lusa que a iniciativa daquela empresa vai tornar este Natal “o melhor de todos” para as meninas da instituição.
Segundo referiu, o edifício é muito antigo e “apesar de alguns restauros para o tornar mais compatível” para o grupo que o habita “é um espaço triste, muito despido e sem as condições que todos ambicionávamos para proporcionar um melhor conforto e bem estar das jovens”.
Vanda Pardal disse ainda que o grupo de jovens foi passear para Lisboa e Óbidos “a propósito de uma pseudo desbaratização” tendo garantido que, quando chegarem ao Lar, “vão ter uma surpresa imensa”.
--------------------------------------------------------------------------------------