quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mau Tempo

Prejuízos no concelho de Tomar originados pelo mau tempo ascendem a mais de nove milhões de euros
Os prejuízos causados pelo tornado, que na terça-feira atingiu o concelho de Tomar, foram hoje contabilizados em 9,4 milhões de euros, anunciou o vereador da Protecção Civil na Câmara Municipal, Luís Ferreira.
“Trata-se de uma primeira estimativa do município, que foi feita a pedido do ministro da Administração Interna, para ser analisada em Conselho de Ministros”, explicou Luís Ferreira, admitindo que “está sujeita a alterações, como qualquer estimativa, mas não andará muito longe da realidade”.
Segundo Luís Ferreira, as situações particulares contabilizadas – que dizem respeito a danos em habitações e viaturas - rondam os 6,5 milhões de euros.
“É importante levar em linha de conta que os danos pessoais, muito deles serão cobertos por seguros, quer ao nível das habitações, quer das viaturas”, disse o autarca.
Já no âmbito empresarial, a destruição causada pelo tornado está estimada em 1,65 milhões de euros, sendo que um terço desta fatia reporta-se a apenas uma empresa, na freguesia de Casais, onde mais de 200 casas ficaram sem telhas.
Ao nível das estruturas municipais, o tornado provocou prejuízos que se cifram em 1,25 milhões de euros, acrescentou o responsável.
Os técnicos municipais, que desde terça-feira fazem o levantamento dos danos, avaliaram em 900 000 euros os estragos causados pela intempérie em vias de comunicação do concelho de Tomar.
Venda Nova, na freguesia de Casais, e a Rua de Leiria, na freguesia de São João Batista, na cidade de Tomar, foram os lugares com mais danos contabilizados pelos técnicos, respectivamente 2,5 e 1,25 milhões de euros.
Segundo Luís Ferreira, o número de casas que sofreram danos devido ao tornado nesta primeira estimativa é de 380 e o número de viaturas destruídas superior a cem.
“No que diz respeito às empresas, foram 11 as que viram a sua actividade parcial ou totalmente destruída devido aos danos”, acrescentou o vereador da Protecção Civil.
Entre as estruturas municipais que mais prejuízos têm estão o jardim escola João de Deus, o muro que circunda a Mata Nacional dos Sete Montes e a escola do 1.º ciclo de Venda Nova, além de diversas vias de comunicação.
“A nossa preocupação continua a ser a recuperação das habitações, sobretudo ao nível da cobertura, trabalho que funcionários do município estão a apoiar”, declarou, adiantando esperar que nos próximos dias o concelho regresse à normalidade.
-----------------------------------------------------------------------------