quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mau Tempo


Imagem:A.Anacleto

Ministro da Administração Interna anuncia que vai ser accionado fundo de emergência no concelho de Tomar

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, anunciou hoje que será accionado o fundo de emergência no concelho de Tomar, atingido terça-feira por um tornado, garantindo ainda que o Governo dará “a resposta adequada o mais rapidamente possível”.
O ministro visitou hoje de manhã a zona de Tomar, acompanhado pelo secretário de Estado da Protecção Civil Vasco Franco, onde participou numa reunião com as autoridades locais da protecção civil para se inteirar das consequências do tornado.
O governante pediu tanto ao Governo Civil como ao presidente da Câmara para fazerem “um primeiro balanço, ainda impreciso necessariamente dos danos” de forma a serem tomadas medidas.
O responsável adiantou que em relação aos danos das estruturas municipais já contactou o secretário de Estado da Administração Local e “vai ser accionado um fundo de emergência municipal”.
“O segundo plano dos danos sofridos tem haver com as empresas”, explicou Rui Pereira, referindo que vai contactar o ministro da Economia, dado que o IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas) “estará na primeira linha para acorrer a algumas necessidades”.
Já sobre os danos patrimoniais de particulares, sobretudo habitações e automóveis, o ministro indicou que “em relação a esses não podemos esquecer os papéis dos seguros, que estão na primeira linha para assumir as responsabilidades e suportar os danos”.
“Mas veremos, caso a caso, se existem alguns danos de pessoas necessitadas, carenciadas, que não sejam ressarcíveis”, acrescentou o ministro.
Sobre eventuais demoras no apoio, Rui Pereira disse que o fundo de emergência municipal tem funcionado muito rapidamente, reconhecendo que por vezes que o pedido circunstanciado das provas é mais demorado e a resposta é mais morosa.
Rui Pereira dirigiu ainda algumas palavras à população, que reagiu de uma forma muito positiva, assim como à Protecção Civil, que prestou um apoio imediato e muito eficaz à situação.
Depois de Tomar, o ministro da Administração Interna deslocou-se para Ferreira do Zêzere e a Sertã, localidades também atingidas pelo fenómeno meteorológico.
------------------------------------------------------------------