segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Autarquias

Câmara de Abrantes aprovou Plano e Orçamento para 2011
A Câmara de Abrantes, de maioria socialista, aprovou o Plano de Actividades e Orçamento para 2011 que ascende aos 48,5 milhões de euros, mais 33 por cento relativamente ao ano anterior.
A presidente da autarquia, Maria do Céu Albuquerque, disse à agência Lusa que apesar dos cortes das transferências do poder central, um milhão de euros (ME), este orçamento representa o “agarrar de oportunidades que não se podem perder e que vão permitir alavancar, em termos plurianuais, um investimento brutal de 27 milhões de euros”.
A autarca observou que “tal será possível recorrendo aos instrumentos financeiros disponíveis” no âmbito dos fundos comunitários e a um grande rigor na execução orçamental, que, disse, “permite que haja verbas na poupança corrente e canalizá-las para manter os ritmos de investimento”.
No orçamento foi aprovada uma rubrica que permite a contracção à banca de um empréstimo financeiro de até 1,5 milhões de euros.
O modelo de gestão do Plano de Actividades, Investimentos e Orçamento para o próximo ano, que regista um crescimento de 33 por cento face a 2010, “privilegia” os investimentos nas áreas da educação e apoio à família, desenvolvimento económico e tecnológico, turismo e apoio às empresas, e “assenta em dois grandes pilares” estratégicos.
“Aumentar a qualidade de vida dos cidadãos e tornar Abrantes um concelho mais competitivo à escala regional”, apontou a autarca.
O orçamento foi aprovado na noite de sexta-feira com quatro abstenções e os votos contra da oposição.
O modelo de gestão do Plano de Actividades, Investimentos e Orçamento tem por base o plano estratégico “Abrantes + Viva”, tendo Céu Albuquerque destacado a “promoção de condições físicas para uma educação de excelência”, com a construção de quatro novos centros escolares e a nova Escola Superior de Tecnologia.
A presidente da Câmara de Abrantes disse ainda à Lusa que em Janeiro vão ser lançados dois concursos públicos internacionais para dois projectos de “grande amplitude”, o futuro Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA) e a nova Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) que representam um investimento de 13 milhões e 10 milhões de euros, respectivamente.
-----------------------------------------------------------------------------------------