quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Autarquias

Assembleia Municipal de Constância aprovou Grandes Opções do Plano e Orçamento
A Assembleia Municipal de Constância, aprovou as Grandes Opções do Plano para 2011-2013 e o Orçamento para 2011, o qual prevê um movimento financeiro de cerca 9.800.000 euros.
De acordo com os documentos aprovados, a estratégia de desenvolvimento do município baseia-se na continuidade de investimentos ao nível da educação, formação e modernização, no incremento de actividades que reforçam o tecido económico e o emprego, no estímulo ao investimento, na inovação e competitividade das empresas e serviços, na fixação da população, na promoção do saber e do conhecimento e no desenvolvimento do turismo activo, cultural e científico.
Analisando as Grandes Opções do Plano, verifica-se que existe um forte investimento nas funções sociais, seguindo-se as funções económicas e as gerais. No que concerne à área social, destaca-se um avultado investimento na educação, nomeadamente na conclusão do Centro Escolar de Santa Margarida e na construção dos Centros Escolares de Constância e Montalvo.
A Acção Social continuará a ser uma das prioridades da autarquia, onde o grande objectivo assenta no desenvolvimento de metodologias de intervenção integrada, em estreita articulação com todos os parceiros sociais.
No que respeita ao desenvolvimento turístico haverá uma aposta em vertentes de turismo associadas ao ambiente, à ciência e à cultura, destacando-se como impulsionadores o Parque Ambiental de Santa Margarida, o Centro Ciência Viva, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas, o Museu Quintas do Tejo (Quinta da D. Maria), o Espaço Camões, os Percursos de Observação e Interpretação da Natureza, a ligação à Casa Memória de Camões e ao Parque Almourol e a continuidade de eventos de âmbito histórico, cultural e pedagógico.
A continuidade da reabilitação de imóveis degradados e do Programa Viver Constância, o apoio às instituições de carácter social que operam no concelho, a protecção civil e a luta contra incêndios são outras áreas que contarão com a intervenção municipal.
A Cultura, o desporto, o recreio e o lazer são áreas onde se desenvolverão diversas acções e projectos.
--------------------------------------------------------------------------------