quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Sociedade

GNR de Santarém inaugurou sistema para detecção de crimes no meio rural
A GNR de Santarém inaugurou hoje um sistema único no país para detectar crimes no meio rural.
“Trata-se de um sistema pioneiro no país” que permite detectar em tempo real as “ocorrências de natureza criminal, acidentes rodoviários e incêndios”, afirmou o ministro da Administração Interna, Rui Pereira.
O governante, que presidiu à inauguração do sistema, acrescentou que “é um auxiliar muito importante para a acção das forças de segurança no distrito, particularmente da GNR que tem uma competência territorial que está orientada para todo o mundo rural”.
O sistema de georreferenciação, designado “Segurança em Meio Rural”, resulta de uma parceria entre os ministérios da Administração Interna, da Agricultura, Governo Civil de Santarém, forças de segurança, EDP e associações de agricultores da região.
A funcionar no Comando Distrital da GNR de Santarém, o sistema consiste em instalar equipamentos nas propriedades, na maquinaria agrícola e nas instalações eléctricas da EDP, permitindo detectar qualquer situação de furto e de destruição dos bens.
Segundo Rui Pereira, “estes projectos são da maior importância porque a tecnologia é um meio auxiliar das forças de segurança e está ao serviço do policiamento de proximidade”.
Questionado sobre se esta tecnologia permite colmatar a falta de elementos humanos no distrito, o ministro referiu que “não há uma contradição entre a acção humana e a tecnologia”, acrescentando que “nenhuma polícia do mundo pode dispensar os meios de comunicação, esquemas de georreferenciação e meios de videovigilância”.
“A tecnologia não é algo que vise colmatar a falta de elementos policiais, é algo que visa ajudar a acção policial”, sublinhou Rui Pereira, acrescentando que, para reforçar as forças de segurança, “estão em curso recrutamentos de 1000 elementos para a PSP e de 1000 elementos para a GNR”.
Este sistema custou cerca de 40 mil euros, um investimento totalmente suportado pelo Governo Civil de Santarém, e vai permitir também fazer a sinalização dos pontos onde ocorrem acidentes rodoviários, incêndios e crimes de diversa natureza.
Segundo a governadora civil de Santarém, Sónia Sanfona, os agricultores já encomendaram cerca de 250 equipamentos de georreferenciação (alarmes e GPS), que deverão entrar em funcionamento nos próximos meses.
Segundo Sónia Sanfona, a EDP está também a fazer o levantamento do número de equipamentos necessários para colocar nas suas instalações, sobretudo nas zonas onde se têm verificado furtos de cobre.
------------------------------------------------------------------------------