terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Última Hora - Mau Tempo

INM diz que ventos fortes na região de Tomar pode ser resultado de um tornado
O vento forte que hoje afectou Tomar e Ferreira do Zêzere terá sido resultado de um tornado, dada a situação meteorológica e danos causados, disse à agência Lusa fonte do Instituto de Meteorologia, sendo ainda necessário confirmar o fenómeno.
A meteorologista Margarida Gonçalves explicou à agência Lusa que o fenómeno meteorológico que terá provocado vários danos em Tomar e Ferreira do Zêzere "numa primeira fase não se pode classificar como tornado, mas deverá vir a ser identificado como tal, pelas descrições recebidas e pela situação meteorológica actual".
“A identificação é feita à posteriori do fenómeno, pelas descrições de testemunhas, pelo levantamento dos danos causados”, disse a meteorologista.
Segundo Margarida Gonçalves, a actual situação meteorológica "é de instabilidade" e "nestas situações há condições favoráveis para a condição de formação de tornados".
No entanto, "são fenómenos que não são previsíveis".
O IM estimou para hoje rajadas até os 100 quilómetros por hora, para todo o território, mas "não podia prever este turbilhão em forma de cone, com ventos muito intensos, muito pontual, localizado no espaço, e no tempo".
Margarida Gonçalves disse que "é muito natural que os ventos tenham sido muito superiores" naquelas duas zonas.
"Só podemos dizer que o tornado será classificado como tal se a velocidade do vento e os estragos o identificarem como tal", explicou.
No entanto, o IM não registou ventos com rajadas superiores àquele valor, dado que "o tornado teria de ter passado por algum dos pontos de medição", e sendo este um "fenómeno muito localizado" é mesmo "muito pouco provável que o organismo venha a recolher valores elevados de vento".
"Aliás, se tivesse passado por alguma das nossas estações, tê-la-ia destruído", disse Margarida Gonçalves.
A meteorologista avançou que os danos provocados pelo vento forte e as observações de testemunhas serão recolhidas por uma equipa do IM nos próximos dias e que, "à posteriori", será feita a identificação do fenómeno.
------------------------------------------------------------------------------