quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Sociedade

Águas do Ribatejo e DECO sensibilizaram cerca de duas mil crianças sobre o uso racional da água
As acções de sensibilização sobre o “Uso Racional da Água” promovidas pela “Águas do Ribatejo” em parceria com a Associação e Defesa do Consumidor (DECO) contaram com a participação de cerca de duas mil crianças dos municípios ribatejanos que integram a empresa. É uma iniciativa dirigida a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, a qual pretende sensibilizar as crianças para a necessidade de consumirem a água estritamente necessária e adoptarem boas práticas para reduzir os consumos. Além da sensibilização nas crianças a iniciativa incide também perante os pais, avós e restantes familiares.
Nas apresentações que têm decorrido em escolas e auditórios municipais, os técnicos da DECO e da Águas do Ribatejo apresentam de uma forma lúdica um conjunto de boas práticas que reduzem o consumo de água. Trocar o banho de imersão pelo duche rápido representa uma poupança de mais de 200 litros de água por cada banho; lavar o carro com balde em vez de mangueira pode significar uma poupança de 300 litros de água e aproveitar a água da chuva para regas, lavagens de pavimento ou descargas na sanita significa milhares de litros de água poupados todos os meses.
O ciclo “Vamos tratar bem a água” incide ainda na necessidade de reduzir a produção de águas residuais “esgoto”. Quanto menos água se gasta na cozinha, casa de banho ou nas máquinas de lavar, menos esgoto se produz. O tratamento de esgoto é caro e ainda há locais onde as pessoas recorrem a fossas por não haver rede de saneamento, com algum risco ambiental.
A Águas do Ribatejo e a DECO estão já a preparar acções para o segundo ciclo. Durante o primeiro semestre de 2011, está previsto visitar outras escolas da região e chegar a centenas de alunos com uma mensagem renovada de apelo ao bom tratamento da água “porque é um bem finito e precioso”.
Estas acções contam com a preciosa colaboração dos agrupamentos de escolas e dos municípios anfitriões.
---------------------------------------------------------------------