sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Autarquias


Aprovado projectos de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Torres Novas
O executivo do município de Torres Novas aprovou, na reunião ordinária da passada terça-feira, 7 de Dezembro, a abertura de dois concursos público referentes a projectos da Regeneração Urbana.
Um dos concursos refere-se à primeira fase da implementação de um percurso acessível no centro histórico, em linha com o programa ACEDER. Este projecto visa eliminar os problemas de acessibilidade existentes, através de alterações na rua Alexandre Herculano, Quinta da Lezíria e Jardim das Rosas. Desta forma, procura-se criar um circuito pedonal acessível a pessoas com deficiência motora, desde a rua Alexandre Herculano até à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes.
O mobiliário urbano existente na rua Alexandre Herculano será integralmente substituído, estando ainda prevista a colocação de sete papeleiras no circuito de acesso às Piscinas Municipais.
Será também efectuada uma intervenção em todas as caldeiras das árvores, com aplicação de uma gravilha granítica aglomerada com resina, que permitirá a circulação na zona da caldeira com continuidade em relação ao espaço envolvente. As plantações incluem arbustos e herbáceas nas diversas floreiras contempladas no projecto.
O segundo concurso aprovado diz respeito à recuperação do conjunto arqueológico que contempla a muralha Fernandina, o interior das torres do castelo, a Torre do Cruzeiro e a capela do Livramento. Com este projecto pretende-se valorizar estes espaços como monumentos, procedendo-se à sua limpeza, restauro e conservação.
-----------------------------------------------------------------------------