sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Ensino

Luís Ferreira tomou posse como Director da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes
Luís Ferreira, doutorado em Engenharia Mecânica, tomou posse ontem, dia 2 de Dezembro como Director da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA). Apesar de frisar as dificuldades de um momento de crise, foi com um discurso positivo que o novo director se apresentou: “A ESTA é uma mais-valia para a cidade de Abrantes e para a sua região. Eu acredito nesta Escola, tenho fortes razões para isso.”
“Uma escola, para ter qualidade não precisa necessariamente de estar situada numa das três maiores cidades do país. O que conta verdadeiramente é o produto final, são os profissionais que se formam e vão construindo a opinião pública, são o rosto da Escola lá fora. É com esta qualidade que nos devemos preocupar verdadeiramente e não com a nossa interioridade. Não podemos alterá-la, mas podemos vencê-la.” - defendeu Luís Ferreira na alocução da tomada de posse.
A experiência de Luís Ferreira no mundo empresarial e fora do país, nomeadamente em Angola, acabou por ditar a orientação das suas primeiras palavras como director da ESTA. Lembrou que há muitos anos que defende uma relação próxima entre as instituições de ensino e as empresas e apontou um rumo para contornar a crise: “Procurar oportunidades, mesmo que longe da nossa porta e para além das nossas fronteiras.” Evocando os Descobrimentos, o novo director da ESTA defendeu que se deve colocar “de novo em acção a nossa vocação atlântica”. Agora, as naus devem levar “experiência, tecnologia e conhecimento” para vários países onde se fala Português e onde “a nossa presença é muito desejada”.
Internamente, Luís Ferreira apelou à união de toda a comunidade académica. “Outra forma de combatermos a crise pode buscar-se num princípio básico da Física que todos conhecemos: forças exercidas num corpo, na mesma direcção e sentido, somam-se, enquanto que as que actuam em sentido contrário, subtraem-se. Temos todos que puxar a corda para o mesmo lado, juntando as nossas forças em vez de as utilizar para enfraquecer o grupo. Há que concentrar as nossas forças naquilo que é essencial.”
Dirigindo-se à Presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, Luís Ferreira apontou a necessidade da mudança urgente para a nova ESTA: “As instalações já não servem os nossos ambiciosos propósitos. Numa altura em que a concorrência é feroz na captação de novos alunos e em que o abandono é galopante, todas as melhorias contam como factores de diferenciação que podem desequilibrar a balança para o nosso lado.”
O novo Director, deixou claro, que vai ter um empenho para a contribuição do desenvolvimento da ESTA: “Sempre pratiquei desporto, desde criança. Sabe quem me conhece que não gosto de perder nem a feijões. Sabe quem me conhece que costumo deixar a pele em campo, muitas vezes literalmente. É com este espírito, esta mentalidade e com esta convicção que tomo posse como director da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes”, salientou.
----------------------------------------------------------------------------