
Câmara do Entroncamento promove “Concerto de Natal”
Para assinalar a quadra natalícia, a Câmara Municipal do Entroncamento organiza um Concerto de Natal, no dia 11 de Dezembro, às 21h30min na Igreja Nossa Senhora de Fátima.
O espectáculo conta com a participação da Orquestra Filarmonia das Beiras e do Coro Regina Coeli de Lisboa, sob a direcção do Maestro António Vassalo Lourenço.
Dos diversos temas constantes no programa, destaca-se a “Cantata “Jauchzet Gott in allen Landen” BWV 51” de Johann Sebastian Bach e a “Oratória de Natal”, composta por Camille Saint-Saëns.
A Cantata “Jauchzet Gott in allen Landen” BWV 51 de Johann Sebastian Bach foi composta em 1726 para o 15º domingo depois da Trindade ou, segundo o próprio Bach, para qualquer outra ocasião («et in ogni tempo»). A clareza de estilo e forma desta cantata, em que música e texto estão em perfeita união, evidencia o carácter virtuoso e concertante do primeiro e últimos andamentos, em contraste com o terceiro, mais contemplativo.
A Oratória de Natal, composta por Camille Saint-Saëns, compositor com uma vasta obra que vai desde a música sacra à música secular, da música vocal à música instrumental e onde se incluem oratórias, óperas, canções, música de câmara e música sinfónica, e música para tecla entre outros géneros, não aparece com a frequência que seria de esperar nos programas de concertos. Escrita em 1858, a Oratória de Natal vem demonstrar as características clássicas da música de Saint-Saëns, no que diz respeito à forma, à estrutura e ainda ao nível melódico e harmónico, transmitindo em simultâneo um ambiente festivo, próprio para a ocasião, mas ao mesmo tempo de grande tranquilidade e esperança.
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Para assinalar a quadra natalícia, a Câmara Municipal do Entroncamento organiza um Concerto de Natal, no dia 11 de Dezembro, às 21h30min na Igreja Nossa Senhora de Fátima.
O espectáculo conta com a participação da Orquestra Filarmonia das Beiras e do Coro Regina Coeli de Lisboa, sob a direcção do Maestro António Vassalo Lourenço.
Dos diversos temas constantes no programa, destaca-se a “Cantata “Jauchzet Gott in allen Landen” BWV 51” de Johann Sebastian Bach e a “Oratória de Natal”, composta por Camille Saint-Saëns.
A Cantata “Jauchzet Gott in allen Landen” BWV 51 de Johann Sebastian Bach foi composta em 1726 para o 15º domingo depois da Trindade ou, segundo o próprio Bach, para qualquer outra ocasião («et in ogni tempo»). A clareza de estilo e forma desta cantata, em que música e texto estão em perfeita união, evidencia o carácter virtuoso e concertante do primeiro e últimos andamentos, em contraste com o terceiro, mais contemplativo.
A Oratória de Natal, composta por Camille Saint-Saëns, compositor com uma vasta obra que vai desde a música sacra à música secular, da música vocal à música instrumental e onde se incluem oratórias, óperas, canções, música de câmara e música sinfónica, e música para tecla entre outros géneros, não aparece com a frequência que seria de esperar nos programas de concertos. Escrita em 1858, a Oratória de Natal vem demonstrar as características clássicas da música de Saint-Saëns, no que diz respeito à forma, à estrutura e ainda ao nível melódico e harmónico, transmitindo em simultâneo um ambiente festivo, próprio para a ocasião, mas ao mesmo tempo de grande tranquilidade e esperança.
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