sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Sociedade

Autarcas empresários e comissão de utentes apreensivos com promulgação da lei para pagamento de portagens na A23
Autarcas, empresários e utentes do Médio Tejo mostraram-se hoje apreensivos após a promulgação do diploma que sujeita as autoestradas até agora sem custos para o utilizador (SCUT) à cobrança de portagens.
Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara de Abrantes (PS), disse à Lusa ver com "grande apreensão e preocupação" a promulgação pelo Presidente da República do diploma que vai instituir as portagens, temendo os "constrangimentos que o mesmo vai causar à economia local e regional" na A23, no eixo que faz a ligação a Torres Novas.
Por outro lado, lembrou a autarca, existe um conjunto de serviços partilhados à escala do Médio Tejo, nomeadamente na saúde e envolvendo uma complementaridade de serviços nos três hospitais que servem a região - Abrantes, Tomar e Torres Novas -, que vão ficar "altamente prejudicados".
Maria do Céu manifestou-se ainda preocupada com a manutenção das vias, segurança, bens e qualidade de vida das populações, em localidades cujas estradas, assegurou, "não estão preparadas" para o acréscimo de tráfego.
"Ao longo dos últimos anos registou-se um claro desinvestimento nas estradas secundárias e municipais, por via das novas acessibilidades, e hoje muitas dessas vias não estão minimamente preparadas para o acréscimo substancial que se prevê na circulação de automóveis ligeiros e de pesados", vincou devido à cobrança de portagens nas SCUT.
Já Domingos Chambel, vice-presidente da Associação Empresarial de Santarém - Nersant, afirmou que a associação que representa está "altamente preocupada e apreensiva" com os efeitos da medida, remetendo mais esclarecimentos para um comunicado oficial.
"É uma afronta para as populações que vivem em regiões deprimidas que se anuncie uma medida destas no dia a seguir a uma greve geral", afirmou à Lusa, por sua vez, o porta voz da Comissão de Utentes da A23 no Médio Tejo.
Para António Ferreira, esta promulgação "é reveladora da total sintonia entre o Presidente da República e o primeiro- ministro" e, acrescentou, "são motivo suficiente para a destruição da coesão económica e social de uma região e aniquilação do seu aparelho produtivo".
Segundo aquele responsável, "as lutas vão continuar e agora com força redobrada".
João Viana, do Movimento Pró-IP6, reiterou à Lusa a "inconstitucionalidade" de um diploma que, defendeu, "não promove a coesão territorial nacional e acentua as diferenças existentes entre o litoral e o interior".
A Presidência da República anunciou hoje a promulgação do diploma que autoriza a cobrança de portagens nas SCUT.
"O diploma que sujeita os lanços e sublanços das autoestradas SCUT do Algarve, da Beira Interior, do Interior Norte e da Beira Litoral/Beira Alta, ao regime de cobrança de taxas de portagem aos utilizadores, foi promulgado em 16 de novembro, aguardando ainda publicação no Diário da República", lê-se numa nota divulgada no sítio da Presidência da República na Internet.
-------------------------------------------------------------------------------