segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Autarquias

Chuvadas leva Câmara do Sardoal a proceder a descargas na Barragem da Lapa
A quantidade de precipitação ocorrida nos últimos dias levou a Câmara de Sardoal a proceder a descargas controladas da quantidade de água armazenada na barragem da Lapa, que ultrapassou o limite máximo permitido.
Com uma altura de 21 metros e um nível pleno de armazenamento previsto correspondente a uma cota de 170 metros, os defeitos de construção da barragem da Lapa, infra-estrutura inaugurada em Dezembro de 2002, fazem com que ainda hoje a autarquia não tenha procedido à recepção definitiva da obra.
"A deficiente construção originou uma fissura junto à parede do descarregador e, por outro lado, falta tela de isolamento no paredão junto à fonte de captação, deficiências que condicionam o total aproveitamento da barragem e respectivo enchimento", disse hoje à agência Lusa o vice presidente da autarquia.
Segundo Miguel Borges, os problemas de construção "não representam perigo" para a população, uma convicção "assente em pareceres técnicos" do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) que procede a análises e registos de inspecções de rotina semanais, nomeadamente a fim de se detectarem sinais ou evidências de deteriorações e anomalias, no corpo da barragem, nos sistemas de drenagem e impermeabilização, bem como nos sistemas de observação.
"O problema é que as deficiências condicionam a utilização plena da barragem e a sua missão", um investimento de 2,5 milhões de euros e que visava o abastecimento de água potável a grande parte do concelho de Sardoal, a partir da Barragem da Lapa.
Com um volume total ao nível do pleno armazenamento de 640 000 metros cúbicos, a infra-estrutura tem hoje uma imposição de cota máxima permitida de 164 metros, valor a partir do qual obriga a descargas controladas à razão de 10 centímetros por dia.
"Estamos a proceder à reposição do nível de descargas e este é um assunto que queremos ver resolvido pela construtora durante os próximos meses, não tanto pela segurança mas para que a barragem cumpra a sua missão a 100 por cento em prol das populações", vincou.
-------------------------------------------------------------------------------------