sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Autarquias

Entroncamento não vai ter este ano iluminações de Natal
O Entroncamento não vai ter este ano iluminações de Natal, revertendo parte da verba para aumentar, de 250 para 300, os cabazes de Natal que a autarquia oferece às famílias mais carenciadas do concelho, disse o presidente do município.
Jaime Ramos (PSD) disse à agência Lusa que, no âmbito das restrições que têm vindo a ser adotadas pelo município, foi decidido cortar uma despesa que em 2010 representou um gasto da ordem dos 25 a 30 mil euros, revertendo parte dessa verba para aumentar os cabazes entregues nesta altura do ano a famílias carenciadas, já que os pedidos de apoio têm vindo a aumentar.
“Já cortámos em muitas coisas, nomeadamente em eventos culturais e desportivos, porque os recursos são muito parcos e estamos com dificuldades em cumprir os compromissos”, disse, sublinhando que a preocupação tem sido fazer cortes “sem que as pessoas percam qualidade de vida”.
O próprio jantar de Natal para os funcionários será este ano “mais modesto”, com os próprios trabalhadores a organizarem um espetáculo para os seus filhos, que, ainda assim, receberão “uma lembrança”, adiantou.
Para compensar a ausência de iluminação nas ruas, a autarquia lançou um desafio aos comerciantes, promovendo um concurso de montras de Natal que tem como tema o presépio, afirmou.
Jaime Ramos sublinhou que as transferências do Orçamento do Estado para a autarquia baixam em 2012 para valores de há dez anos, quando o município tem à sua responsabilidade muito mais equipamentos, suporta custos superiores e arrecada menos receita.
Além dos cortes em eventos e em gastos como o boletim municipal (que passa a ter uma edição anual), a autarquia está a “redimensionar” a rede de transportes urbanos, disse.
------------------------------------------------------------------------------------------------------