segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Política

Dois candidatos disputam liderança da concelhia de Santarém do PS
A liderança da concelhia de Santarém do PS vai ser disputada na próxima quarta-feira por dois candidatos - Ricardo Segurado, que assume a continuidade da direcção anterior, e Carlos Segundo Nestal.
Ambos os candidatos, juristas de formação, apresentam como desafio a reconquista da Câmara Municipal de Santarém, perdida pelo PS em 2005 para o PSD, e o reforço da participação interna.
Carlos Nestal, actualmente deputado municipal, compromete-se a realizar, no primeiro semestre de 2012, uma convenção autárquica “com todos os que fizeram parte da candidatura às eleições de 2009”, por considerar “fundamental ouvir o que têm para dizer” para preparar o “combate eleitoral” de 2013.
Além disso, quer criar um “grupo de coordenação autárquico”, que terá por missão fazer a ligação entre o partido e os eleitos nos vários órgãos autárquicos do concelho, “fundamental para o acompanhamento constante dos problemas de Santarém”, disse em conferência de imprensa.
Ricardo Segurado, que integrava a direcção da anterior concelhia, propõe, por seu turno, a criação de um “gabinete de estudos” que será incumbido da elaboração de um “programa eleitoral realista” até ao final de 2012, comprometendo-se a envolver os militantes na escolha do candidato do PS às autárquicas de 2013.
Carlos Nestal afirma igualmente querer primeiro definir a ideia do partido para o município, sublinhando que “os candidatos vêm depois”.
As duas candidaturas apostam nas gerações mais novas para a liderança da secção de Santarém - surgindo como candidatos Celso Pimenta Braz (pela candidatura de Ricardo Segurado) e José Raimundo Noras (pela candidatura de Carlos Nestal) – e nos “históricos” para a mesa da assembleia de militantes, Luís Almeida e José Cruz Marques, respectivamente.
Os dois candidatos não escondem as críticas à gestão da autarquia sob a liderança de Francisco Moita Flores, condenando o acumular de dívidas a fornecedores, associações e juntas de freguesia.
Para os candidatos, as ameaças judiciais que impendem sobre as juntas de freguesia “revelam o estado” a que chegou o município de Santarém.
------------------------------------------------------------------