segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Certames

Pedrógão recebe I Festa do Azeite Novo
Pedrógão, no concelho de Torres Novas, vai receber entre os dias 01 e 04 de dezembro, a Azeit’Aire – I Festa do Azeite Novo, que visa dar a conhecer o azeite da região e a sua qualidade.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Torres Novas, que apoia esta iniciativa da Junta de Freguesia de Pedrógão, afirma que, aliada à prova de azeites, haverá um concurso de doçaria tradicional, numa sensibilização para a utilização culinária do azeite, dos figos e das amêndoas da região.
A feira vai realizar-se na Casa do Vale, habitual recinto de festas da aldeia, contando com a participação de cerca de 20 produtores, pelo que estarão disponíveis dezenas de azeites para prova, que poderão ser avaliados pelos visitantes nos critérios de cor, paladar e aroma, sendo os vencedores anunciados no dia 03 de dezembro, às 23:00.
O evento conta ainda com uma sessão de esclarecimento sobre produção, qualidade e comercialização de azeite, bem como sobre os condicionalismos legais inerentes a esta atividade.
“A olivicultura é um setor com um peso muito significativo na economia local, em particular no Pedrógão, freguesia com um enquadramento geográfico peculiar, dada a sua proximidade à Serra de Aire, onde predomina o olival tradicional composto por oliveiras centenárias, da variedade lentrisca e verdial”, afirma o comunicado da autarquia.
-------------------------------------------------------------------------------------------