sábado, 12 de novembro de 2011

Religião

Diocese de Santarém assinala três centenários sobre presumível conclusão da Sé da cidade
A Diocese de Santarém assinala, a partir de sábado, os 300 anos sobre a passagem da data que se acredita ser da conclusão da actual Sé da cidade (1711), com um colóquio, um concerto e cinco visitas guiadas temáticas.
O colóquio reunirá vários especialistas para “um olhar atento sobre o edifício e as suas múltiplas funções na vida social, cultural e religiosa de Santarém desde o século XIII”, afirma uma nota da Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja.
O programa, que aproveita o facto de a Sé de Santarém, originalmente igreja de Nossa Senhora da Conceição do Colégio da Companhia de Jesus, integrar o projecto “Rota das Catedrais”, inclui ainda um concerto à padroeira, Nossa Senhora da Conceição, a 08 de Dezembro.
Estão programadas cinco visitas guiadas temáticas, uma por mês, de Janeiro a Maio.
São elas “o antigo colégio jesuíta”, por Miguel Soromenho (28 de Janeiro de 2012), “obras notáveis no antigo seminário de Santarém”, Eva Raquel Neves (25 de Fevereiro), “as artes decorativas na catedral de Santarém”, por Maria João Coutinho e Sílvia Ferreira (24 de Março), “arquitecturas imaginárias: pintura barroca na catedral de Santarém”, por João Cabeleira (28 de Abril), e “a azulejaria: repositório notável do barroco português”, por José Meco (26 de Maio).
De acordo com Eva Raquel Neves, da Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja, “apesar da importância histórica e artística, de grande relevância no contexto patrimonial nacional, são parcos os estudos integrados, que valorizem e coloquem à disposição do público, um conhecimento abrangente deste monumento”.
Aproveitando a data de “1711” inscrita na fachada da igreja, a comissão encontrou o pretexto para dar mais visibilidade a este monumento, sublinha.
“Trata-se de um magnífico e vasto edifício, de traça do arquitecto régio Mateus do Couto (tio), localizado na principal praça da então Vila de Santarém, porta aberta para a zona antiga. A vontade da sua edificação remonta ao ano de 1575, manifestada pelo arcebispo D. Jorge de Almeida, e consolidou-se por volta de 1609, quando D. Duarte da Costa lhe destinou todos os seus bens, e iniciou-se, finalmente, após a efectiva doação das ruínas do Paço Real, por D. João IV”, adianta.
“Apesar de muitos momentos marcantes no decorrer desta construção, quer ao nível da sua estrutura arquitectónica quer pela conclusão de importantes elementos artísticos que decoram o seu interior, 1711 é a data repetida na fachada, que nos testemunha, de alguma forma, o momento de finalização da obra da igreja, dedicada à Imaculada Conceição”, escreve Eva Neves.
Em 16 de Julho de 1975, no âmbito do processo de reestruturação do território do Patriarcado de Lisboa, o Papa Paulo VI, pela Bula “Apostolicae Sedis Consuetudinem”, criou a Diocese de Santarém, sendo eleita como Catedral a antiga Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Colégio dos Jesuítas, então comummente conhecida por Igreja do Seminário.
----------------------------------------------------------------------------