sábado, 12 de novembro de 2011

Autarquias

Câmara do Entroncamento cancela festejos do dia do concelho em solidariedade com os funcionários
A Câmara Municipal do Entroncamento (PSD) cancelou a cerimónia de aniversário da elevação a concelho, que se assinala a 24 de Novembro, em solidariedade com a luta dos seus funcionários que queiram aderir à greve geral marcada para esse dia.
Paula Costa, vice-presidente da autarquia, disse hoje à agência Lusa que, embora o executivo social-democrata do município esteja “em total sintonia” com as medidas adoptadas pelo Governo PSD/CDS-PP, “compreende o esforço muito grande que é pedido aos trabalhadores, sobretudo aos que recebem menos”.
Já em 2010, a Câmara do Entroncamento cancelou os festejos do feriado municipal também por coincidirem com o dia marcado para a greve geral, manifestando também então solidariedade para com os seus funcionários.
Paula Costa sublinhou que a autarquia tem consciência da necessidade de redução da despesa, sendo “muito importante a contenção”, pelo que, disse, o próprio município integrou já no orçamento para 2012 uma série de “cortes drásticos” que passam, nomeadamente, por restrições ao nível da iluminação pública e festividades.
A vice-presidente da autarquia adiantou que, apesar de o dia 24 de Novembro ser feriado municipal, o município assegura desde sempre “serviços mínimos”, como os transportes públicos e a abertura dos jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo.
“O Entroncamento é muito sui generis devido à sua centralidade, pelo que temos muitos pais que trabalham fora do concelho”, num raio que vai de Lisboa a Coimbra, o que leva a que, ao contrário do que acontece noutras cidades e vilas, as instituições de ensino que dependem da autarquia funcionem no feriado municipal, afirmou.
O município decidiu manter a realização da Gala Carril Dourado – que passa do dia 24 para o dia 30 – por se tratar de uma cerimónia que premeia o esforço das colectividades que “contribuem para o desenvolvimento integral dos jovens do concelho”, disse.
Nessa gala, a autarquia distingue as colectividades e os jovens que se destacaram ao longo do último ano, frisando Paula Costa as inúmera distinções a nível nacional obtidas por muitos jovens atletas do Entroncamento.
---------------------------------------------------------------------------------