terça-feira, 22 de novembro de 2011

Saúde

ACES do Ribatejo promove rastreio a doentes diabéticos
O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Ribatejo inicia este mês um rastreio a doentes diabéticos inscritos nos seus centros de saúde, numa iniciativa que decorre até fevereiro de 2012.
O rastreio será feito em colaboração com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, afirma a ARS-LVT em comunicado.
“A retinopatia diabética é uma séria complicação da Diabetes Melittus, podendo inclusivamente conduzir à cegueira do doente se não for atempadamente diagnosticada. Nestes rastreios, no caso de um resultado positivo, os utentes serão gratuitamente acompanhados por especialistas”, afirma a nota.
O rastreio inicia-se este mês nos municípios de Rio Maior e Azambuja (também dezembro), seguindo-se Cartaxo a partir de dezembro (e também janeiro), Golegã (janeiro) e Santarém (nos meses de janeiro e fevereiro).
Os diabéticos serão convocados com cerca de duas semanas de antecedência, através de carta proveniente da unidade de saúde, indicando o dia, a hora e o local do rastreio. Caso o doente não seja contactado, deve informar-se durante o mês correspondente junto da secretaria da unidade de saúde a que pertence, afirma a nota da ARS-LVT.
---------------------------------------------------------------------------------------------