sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Sociedade

Novo Posto dos CTT vai assegurar serviços no Tramagal
Um novo posto dos CTT vai assegurar os serviços dos correios no Tramagal a partir de segunda-feira, um mês e meio depois do protesto que fez suspender o encerramento da Estação dos Correios naquela vila.
O anunciado encerramento daquela Estação dos Correios para o mês de Outubro e a transferência dos respetivos serviços para uma pequena pastelaria da localidade indignou a população da freguesia pela "falta de condições" do local anunciado.
Os moradores mostraram o seu descontentamento através da recolha de mais de 1500 assinaturas e de uma concentração que juntou cerca de um milhar de pessoas contra o encerramento do serviço.
Em comunicado, a administração dos CTT informou agora ter chegado a acordo com uma associação da localidade, acrescentando que os serviços dos Correios do Tramagal serão transferidos dia 21 de novembro para um Posto de Correios instalado na Associação Humanitária da Freguesia do Tramagal, a cerca de 50 metros da antiga Estação dos Correios.
Segundo se pode ler na missiva, o Posto dos Correios "assegurará todos os serviços postais, nomeadamente o envio e receção de correio e encomendas registados, e o pagamento de vales e pensões". O balcão funcionará entre as 9:30 e as 12:30 e as 14:00 e as 16:00.
Aquela empresa refere ainda que a responsabilidade do serviço continua a ser dos Correios de Portugal através de equipas operacionais no terreno que assegurarão a inspeção e a garantia da prestação do serviço de acordo com os padrões pré-contratados.
"A transferência", asseguram ainda, "não implica alterações na distribuição do correio".
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia do Tramagal, Vítor Hugo Cardoso, afirmou que a solução encontrada "não sendo a ideal é a possível", tendo lamentado o "abandono de um edifício emblemático" que servia há décadas a comunidade.
"A junta de freguesia sempre defendeu a manutenção dos serviços no anterior local mas não se conseguiu chegar a um entendimento entre as partes envolvidas pelo que entendemos que a alternativa encontrada é boa para a freguesia, num local com espaços amplos e boas condições para servir a população", afirmou.
Bruno Neto, do Movimento Cidadania do Tramagal, referiu à Lusa que a solução encontrada "não agrada a todos", tendo afirmado que "o ideal" era que os Correios continuassem a funcionar no mesmo espaço.
"Não sendo o ideal é, pelo menos, um local bem mais aceite pela população do que o local anteriormente apontado", observou, tendo assegurado que o movimento "vai estar atento relativamente à qualidade dos serviços prestados" pela Associação Humanitária.
-----------------------------------------------------------------------------------------