quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Sociedade

Protecção Civil testou capacidade de resposta em caso de catástrofe
O exercício que testou hoje a capacidade de resposta das forças de proteção civil, em situação extrema de incapacidade de reação imediata dos meios do distrito de Santarém, em caso de catástrofe, permitiu detetar o que precisa ser melhorado.
Joaquim Chambel, comandante de operações de socorro no distrito de Santarém, disse à Agência Lusa que o exercício, que visou simular uma situação extrema, ainda não testada, “atingiu os objetivos a que se propunha”, tendo permitido “perceber onde é necessário melhorar ou fazer alterações”.
O exercício, que decorreu em ambiente de sala envolvendo uma centena de pessoas, visou testar a capacidade das forças de proteção civil do distrito de Portalegre de conseguirem assegurar o socorro, caso ocorra um sismo que afete a região de Santarém e as forças deste distrito e dos municípios afetados não consigam estar a postos nas primeiras horas.
“Nesse caso avançam [as forças de proteção civil] de Portalegre para assegurar o comando distrital de Santarém e o comando ao nível de cada município afetado”, disse Joaquim Chambel à Agência Lusa.
O exercício “PROCIV VI/2011” visou testar o Esquema de Sustentação Operacional previsto no Plano Especial de Emergência para o Risco de Sismo nesta região, representando um patamar superior em relação aos simulacros anteriores, afirmou.
Numa primeira avaliação, foi detetada a necessidade de melhorar os conhecimentos em relação às áreas a que os elementos da proteção civil de Portalegre foram chamados a dar assistência e também os procedimentos na troca e gestão da informação, disse.
O simulacro decorreu ao longo da tarde, em três tempos, o primeiro apenas com as pessoas deslocadas de Portalegre, para sustentarem o comando das operações, o segundo em que começaram a aparecer as forças a nível de município e o terceiro com as forças “autóctones” já em condições de assegurarem as operações.
Estiveram envolvidos elementos da Autoridade Nacional de Proteção Civil, os comandos distritais de Santarém e Portalegre e os municipais de Benavente, Salvaterra de Magos e Cartaxo, do distrito de Santarém, e Crato, Gavião e Ponte e Sôr, do distrito de Portalegre.
Além de bombeiros, o exercício mobilizou a GNR, a PSP e a Segurança Social de Santarém e Portalegre, o INEM, a Cruz Vermelha, a EDP e técnicos das autarquias, disse.
----------------------------------------------------------------------------------