sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Saúde

Utentes de saúde de Alcaravela passam a ser atendidos em Sardoal
Para minimizar as consequências da falta de clínicos gerais no Posto Médico de Alcaravela, aos cerca de mil utentes inscritos naquela freguesia vai ser disponibilizado transporte para começarem a ser atendidos no Centro de Saúde de Sardoal.
O acordo alcançado entre a direcção do ACES - Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo e Zêzere, Câmara Municipal de Sardoal e Junta de Freguesia de Alcaravela, prevê que os utentes de Alcaravela sejam atendidos com carácter prioritário em duas manhãs semanais, à quarta e sexta-feira, sendo o transporte de ida e volta assegurado pela respetiva junta de freguesia.
Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Câmara de Sardoal, Miguel Borges, afirmou que o acordo é de "extrema importância" para os cerca de mil utentes do Serviço Nacional de Saúde inscritos naquela freguesia.
"Gente idosa, na sua larga maioria, e mal servida de transportes públicos", observou.
Segundo o autarca, esta iniciativa vai poder ser levada a efeito aproveitando a presença de mais um médico de origem colombiana que foi hoje colocado na unidade de saúde de Sardoal, juntando-se a outra médica da mesma nacionalidade que ali presta serviço há cerca de três meses.
"É um esforço de todos os intervenientes no processo no sentido de se dar a resposta possível a favor da população, face ao grave problema da falta de médicos de família e de cuidados de saúde que têm existido no concelho nos últimos anos", referiu.
A médica de clínica geral de nacionalidade colombiana reside em Sardoal, estando a usar uma casa de função cedida pelo município. O médico que hoje começou a exercer na unidade de saúde de Sardoal é transportado diariamente a expensas do município sardoalense do local onde reside, em Abrantes, para o seu local de trabalho.
---------------------------------------------------------------------------------------------