segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Autarquias

Autarquia de Santarém promove iniciativa de consumo sustentável
Trinta artesãos e produtores do concelho de Santarém têm os seus produtos expostos, para venda, até 25 de dezembro, na Casa do Ambiente, em Santarém, numa iniciativa da autarquia que visa a promoção de um consumo sustentável.
Azeite, vinho, doce, queijo, mel, chás, artesanato em vime ou tecido, esculturas, pinturas são alguns dos produtos que preenchem a sala da Casa do Ambiente, que se situa, juntamente com a Sala de Leitura, no antigo ginásio do seminário, em pleno centro histórico da cidade.
A dominar a decoração do hall de entrada e da sala estão os painéis que divulgam uma iniciativa que surge associada à mostra de produtos locais, o concurso nacional para a produção de um chapéu, que, com a ajuda do Instituto Superior de Artes, Design e Marketing (IADE), se destina a ser comercializado.
O concurso, que tem inscrições abertas até 30 de dezembro, remete para um ambiente dos anos 1920, usando cinco figurinos, vestidos à anos 20 e com vistosos chapéus, adereço que decora uma das paredes da Casa do Ambiente, com exemplares cedidos pelo Museu da Chapelaria, de Oliveira de Azeméis.
Numa sala contígua amontoam-se quilos de tecidos cedidos por uma empresa de Santarém e outra de Lousada, já que cada concorrente pode levar gratuitamente um quilo de tecidos para confecionar a sua criação.
O concurso foi lançado a 25 de outubro, havendo já algumas dezenas de inscritos, precisamente um mês antes do lançamento da mostra de produtos locais, iniciativa que inclui a realização de quatro workshops (um por semana) sobre os vários produtos expostos, ampliando a divulgação do trabalho desenvolvido pelas empresas, artesãos e instituições do concelho.
“As autoridades locais devem promover este empreendedorismo sustentável, dando valor aos produtos locais e ao ambiente, porque os transportes são os responsáveis pelas elevadas emissões de gases com efeitos de estufa”, disse à agência Lusa a chefe da Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da câmara municipal de Santarém.
Maria João Cardoso não esconde a satisfação com a adesão crescente dos produtores locais desde o arranque da iniciativa em 2009, numa altura do ano, em vésperas do Natal, em que existe ”um elevado consumo, quase irracional”.
No seu entender, cabe ao seu serviço, no âmbito do desenvolvimento sustentável, ser promotor de uma “rede estratégica de cooperação de todas as entidades, públicas e privadas, que possam criar uma massa crítica, que possam criar sinergias necessárias a uma elevada competitividade quer para o mercado interno quer para a internacionalização das empresas”.
A mostra foi lançada na passada sexta-feira, numa sessão que culminou às 17:00 com um “chá das cinco”, no qual foi usado um serviço de chávenas, feito especialmente para a ocasião pela fábrica de faianças em chacota de Tremês, e chás da APD, empresa que se situa na freguesia de Alcanede.
Maria João Cardoso sublinhou o facto de todas estas iniciativas se realizarem “a custo zero” para a autarquia.
-------------------------------------------------------------------------------------