quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Autarquias

Autarquia de Ourém desiste de interpor providência cautelar para travar obras no IC9
A Câmara Municipal de Ourém anunciou hoje, em comunicado, ter chegado a acordo com o consórcio que está a construir o IC9 e desistiu de interpor uma providência cautelar que visava travar as obras no concelho.
O executivo municipal aprovou na reunião de quarta-feira o acordo com o Litoral Oeste Construções (LOC), a quem a Estradas de Portugal concessionou a construção daquele troço do IC9 - via que vai ligar Nazaré a Ponte de Sôr.
A 20 de Julho, o vereador da Câmara de Ourém José Alho anunciara que o município iria interpor uma providência cautelar, mas pouco depois a autarquia e o consórcio construtor voltaram a sentar-se à mesa de negociações.
As divergências têm-se manifestado sobretudo quanto à quantidade e localização das passagens das vias municipais, que chegaram a motivar uma queixa no Ministério Público por parte da Junta de Freguesia de Gondemaria e diversas reclamações de outras autarquias no concelho.
"O LOC propõe-se dar satisfação integral às reivindicações" da Câmara de Ourém "sobre as passagens mais preocupantes, terminando com os motivos (…) que a levaram a ameaçar avançar com uma providência cautelar", refere o comunicado hoje divulgado pela autarquia.
O acordo com o LOC, contudo, deixa de fora a resolução de alguns dos conflitos, como os da travessia de linhas de água em Alburitel, o corte de acesso pedonal entre Louçãs e Pinheiro - que motivou já uma manifestação da população - e os acessos cortados em Pimenteira.
No início de Agosto foi promovido um abaixo-assinado que reuniu mais de duas centenas de assinaturas contra uma situação que irá pôr fim a três caminhos vizinhos que faziam a ligação entre Louçãs e Pinheiro.
----------------------------------------------------------------------------------------