terça-feira, 8 de novembro de 2011

Autarquias

Paulo Varanda assume presidência da câmara do Cartaxo
O até aqui vice-presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Paulo Varanda, assumiu hoje a presidência da autarquia, sucedendo a Paulo Caldas, que há duas semanas renunciou ao cargo.
Licenciado em engenharia militar e ex-comandante de companhia de comando e serviços, Paulo Varanda foi ainda director técnico do projeto de Cooperação Portugal/Guiné Bissau/Estados Unidos da América para a desminagem, entre outras funções de cariz militar, nomeadamente no âmbito da NATO e União Europeia.
Integrou a equipa de Paulo Caldas como independente na candidatura às eleições autárquicas de 2009, tendo assumido a vice-presidência.
No discurso da tomada de posse, proferido durante a reunião camarária de hoje, Paulo Varanda comprometeu-se a “procurar as melhores soluções para os desafios que se colocam ao desenvolvimento do concelho e à melhoria da qualidade de vida da população”.
Paulo Varanda sucede a Paulo Caldas, que entrou para a autarquia como vice-presidente, tendo sido eleito pela primeira vez presidente em 2001, acabando por renunciar a meio do seu terceiro e, de acordo com a actual legislação, último mandato.
Com a saída de Paulo Caldas, que regressa ao seu lugar no Departamento de Relações Internacionais do Banif, entra para o executivo autárquico Fernando Martins.
A decisão de Paulo Caldas (eleito pelo PS, mas que, por divergências com o partido, acabou por entregar o cartão de militante) foi criticada pelas forças da oposição, com a CDU e o Bloco de Esquerda a realçarem a dívida deixada pelo autarca, da ordem dos 50 milhões de euros, sem que, no seu entender, tenha correspondido à melhoria da qualidade de vida das populações.
------------------------------------------------------------------------------