quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Certames

“ExpoCriança” começa esta quinta-feira em Santarém
O voluntariado é o tema central da edição deste ano da ExpoCriança, certame dedicado à infância e juventude que decorre a partir de quinta-feira e até ao próximo domingo em Santarém.
Durante quatro dias, o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) oferece, em permanência, actividades como ateliers de alimentação, ambientais e magia, insufláveis, carrosséis, videojogos, teatro, energias renováveis, passeios a cavalo, uma pista de Fórmula 1, tiro com arco com animais 3D, sessões de ArtAlive e ainda uma exposição de bolos relativa às histórias de encantar.
Construções e concursos Lego, numa área com mais de 500.000 peças Lego onde os fãs deste brinquedo podem, nomeadamente, participar em concursos como o 1.º Torneio Nacional Trial Truck LEGO, Construção de modelos, ser Operador de Escavadora, entre outros.
Ao nível das novas tecnologias, a ExpoCriança terá um “Game Day – Espaço de Jogos”, local de livre acesso a todos os que queiram experimentar consolas.
Simultaneamente, decorre um vasto programa de actividades lúdicas e pedagógicas destinadas a crianças e jovens mas também a pais, professores, educadores ou quaisquer profissionais que exercem a sua actividade neste sector, realça a organização em comunicado.
O programa inclui ainda diferentes espectáculos, como “A Ilha do Paraíso”, produzido pela Companhia do Teatro Bocage, os “Palhaços Pantufa e Ernesto”, do Veto Teatro Oficina, “PeterPan”, apresentado pela APPPACDM de Santarém, ou “O Estendal 2 – Os Bons Lobos Maus”, do Grupo Animal.
A “escola segura” marcará igualmente presença no certame, com actividades na área da “prevenção rodoviária”.
O evento conta ainda com um ciclo de conferências e workshops, estando agendada para quinta-feira uma acção sobre “Actividades Psicomotoras em Creche” e um seminário sobre “Voluntariado em Contexto Escolar e Educação para a Cidadania”.
Na sexta-feira realiza-se o seminário “Novas Práticas Educativas”, cuja discussão incidirá sobre a “Aprendizagem Cooperativa” e a “Sala de Aula sem Conflitos/Bullying”, e as conferências “Formas de Intervenção nas Perturbações de Comportamento em Contexto Educativo” e “Expressão, Empatia e Relação” – Workshop de Musicoterapia”.
Para sábado, estão agendados cursos de “Socorrismo Pediátrico e Suporte Básico de Vida” e “Suporte Básico de Vida”, assim como o “5º Seminário Coisas de Criança: Viver a Qualidade em Creche e Pré-Escolar”.
A ExpoCriança conta ainda com um Salão de Equipamentos, Produtos e Serviços para a Criança, espaço onde se encontram as últimas novidades do sector ao nível do mobiliário, brinquedos, livros, material didáctico, alimentação ou empresas de animação, entre outros.
------------------------------------------------------------------------