terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sociedade

Direcção dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento preocupada com “indisponibilidade” da maioria dos bombeiros em assegurar socorro emergente à população
A direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento manifestou hoje a sua “preocupação” perante a “indisponibilidade” manifestada pela quase totalidade dos bombeiros voluntários “para assegurar socorro emergente à população”.
A direcção da corporação emitiu hoje um comunicado em reacção à tomada de posição de 32 dos 36 voluntários da associação que na passada sexta-feira pediram a passagem ao quadro de reserva por alegadas divergências com os órgãos dirigentes.
No comunicado, a direcção da associação assegura que a atitude dos voluntários está a ser “objecto de medidas por parte das entidades responsáveis”, nomeadamente a câmara municipal do Entroncamento e a Autoridade Nacional para a Protecção Civil.
A associação assegura que “tudo está a fazer no sentido de concretizar o rumo e objectivos a que se propôs aquando da sua eleição” e que as questões levantadas “são, na prática, falsas questões uma vez que não têm qualquer fundamento”.
Segundo o semanário regional O Mirante, os bombeiros que declararam indisponibilidade estão descontentes com a gestão da actual direcção e com a “forma como os bombeiros são tratados”.
Em causa estarão questões como a contratação de uma empresa de limpeza, e alegadamente terem de passar a lavar a sua roupa de cama, a não autorização para a realização de eventos para angariação de fundos, alegados gastos na criação de uma base de dados electrónica para controlo de quotas, entre outras.
No comunicado, a direcção sublinha que as suas “competências e obrigações” decorrem dos próprios estatutos e que “qualquer pedido de ‘demissão da direcção’ é da estrita competência dos associados reunidos em Assembleia Geral exclusivamente convocada para esse efeito, e não de um mero capricho ou exigência dos elementos do corpo de bombeiros”.
-------------------------------------------------------------------------------------