terça-feira, 8 de novembro de 2011

Autarquias

Autarquia de Sardoal aprovou constituição de comissão para analisar Reforma Administrativa
A Câmara do Sardoal aprovou a constituição de uma comissão municipal para analisar e discutir o Documento Verde para a Reforma Administrativa, que poderá originar a extinção de duas freguesias no concelho.
A comissão integrará elementos de todas as forças vivas e partidos políticos representados nas assembleias de freguesia, assembleia municipal e câmara municipal, "para que toda a população possa estar representada e analise, discuta e possa reflectir sobre o chamado Livro Verde para a Reforma Administrativa", avançou à Lusa Miguel Borges (PSD), vice-presidente da autarquia.
"O conteúdo do documento em apreço e as suas implicações directas no município", continuou, "vai ser explicado e debatido freguesia a freguesia porquanto o mesmo, a ser aplicado tal como está, poderá trazer algumas alterações na organização territorial do concelho de Sardoal", designadamente a extinção de duas das quatro freguesias que o compõem (Valhascos e Santiago de Montalegre).
"É preciso que a população esteja esclarecida e possa opinar em consciência, sabendo de antemão que consequências esta extinção de freguesias poderá ter em termos de futuro para o dia-a-dia das pessoas", vincou.
Segundo Miguel Borges, "até ao final de janeiro de 2012 a discussão terá de estar terminada e a vontade popular ratificada formalmente" em sede de assembleia de freguesia e assembleia municipal.
Também o PS de Sardoal se manifestou relativamente ao conteúdo do Documento Verde para a Administração Local tendo os seus dirigentes afirmado que o país "foi dividido, a régua e esquadro, não tendo sido devidamente valorizadas as diferentes realidades sociais, nem o espaço onde se situam".
Os vereadores Fernando Vasco e Pedro Duque defendem um "debate profundo" sobre este tema já que, observam, "o Livro Verde do ministro Miguel Relvas aponta, entre outras consequências, e a ser aprovada a respectiva lei, para a extinção de duas freguesias no concelho" de Sardoal.
-------------------------------------------------------------------------------------------