terça-feira, 6 de outubro de 2009

Cultura e Lazer


"Canções & Fugas" de Mário Laginha no Teatro Sá da Bandeira em Santarém

O pianista e compositor Mário Laginha vai levar a Santarém o projecto "Canções & Fugas" num concerto a realizar no palco do Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, no próximo dia 10 de Outubro, às 21h30.
Na sua música pode-se encontrar um pouco de quase tudo, porque não fecha as portas a quase nada. Mário Laginha procura em vários lugares a matéria com que constrói o seu próprio universo musical.
A sua carreira de intérprete tem sido percorrida ao lado de outros músicos, de uma forma constante e intensa. E com raras excepções. O primeiro disco a solo, Canções e Fugas, é editado em 2006. Dando provas do seu virtuosismo, usa com rigor a técnica clássica para compor seis fugas, cada uma antecedida por uma canção na mesma tonalidade, seguindo o esquema dos prelúdios e fugas de Bach. Sem revivalismos, as suas composições têm uma sonoridade contemporânea, muito inspirada, apesar de notoriamente complexa. Para Mário Laginha, fazer música é também um acto de partilha. E tem-no feito com personalidades musicais fortes: Maria João, Bernardo Sassetti e Pedro Burmester. Nos três duos é evidente a sua criatividade, uma grande solidez rítmica, uma enorme riqueza harmónica e melódica.

-----------------------------------------------