quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cultura

Santarém recebe entidades europeias da AVEC – Aliança das Cidades Europeias da Cultura
Na próxima sexta - feira, dia 30, Santarém recebe, na Sala de Exposições anexa ao Convento de S. Francisco, sete presidentes de Câmara, 3 vice-presidentes e 6 vereadores de cidades europeias que participam na Reunião do Conselho de Administração da Rede AVEC - Aliança das Cidades Europeias de Cultura.
São 18 cidades de 9 países da Europa que vão estar presentes, representadas pelas suas entidades oficiais. De entre os participantes, sete, são presidentes de Câmara: Mellila – Espanha, de Mediana - Sérvia, de Évora – Portugal, de Birgu – Malta, de Rennes METRÓPOLE, de Anderlecht - Bélgica e de Santarém – Portugal, três, são Vice Presidentes: de Arles – França, de Szombathely – Húngria e de Sliven – Bulgária e seis, são Vereadores dos municípios de Pecs – Hungria, de Tours e Vienne – França, Cosenza – Itália, Nis – Sérvia, de Tavira e Mértola – Portugal, para além de representantes de cidades vários países, com responsabilidades na área da Cultura, ambiente, urbanismo e património.
Francisco Moita Flores, Presidente da Câmara de Santarém vai proceder ao discurso de abertura dos trabalhos, às 09h15, a que se segue a apresentação do balanço das actividades de 2009, nomeadamente, a apresentação de projectos europeus e das comissões inter-regionais, trabalhos presididos por Christian Mourisard – Presidente da Rede AVEC.
Nesta reunião vão ser apresentados alguns Projectos Europeus e das Comissões Inter-regionais, em que vão ser expostos e debatidos temas como: os projectos urbanos cool green, Qualicities - Prevenção dos riscos nas vilas históricas, inovação e património, participação dos jovens cidadãos na vida local, sensibilização ao património e à qualidade urbana, património e economia e património e turismo.
---------------------------------------------------