sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Certames

Feira de Santa Iria começou esta sexta-feira em Tomar
A tradicional Feira de Santa Iria, em Tomar, começou esta sexta-feira, prolongando-se até ao próximo dia 25. O figurino do certame é semelhante ao do ano transacto, com os divertimentos na Várzea Grande, perto do tribunal da cidade, onde estão também instalados stands de associações ou empresas e Feiras das Passas, evento que se realiza sempre em simultâneo, na Praça da República, junto ao edifício dos Paços do Concelho. Os “comes e bebes” e a venda ambulante estão localizados no recinto do mercado, junto à Ponte Nova.
A animação musical vai estar presente também durante a feira, com destaque para a actuação de Quim Barreiros e Tuna Templária amanhã, sábado, pelas 21h30. No Domingo há “Festa Brava” com uma tourada na Praça de Touros “José Salvador”.
Na próxima terça-feira, dia 20, dia de Santa Iria, a actividade religiosa vai marcar presença com o cortejo das crianças das escolas do concelho pelas ruas da cidade, terminando na Ponte Velha, onde são lançadas pétalas de flores à Santa Mártir que, segundo reza a lenda, «foi envenenada por ciúmes e lançada às águas do Nabão».
----------------------------------------------------