terça-feira, 20 de outubro de 2009

Cultura e Lazer

Tradição está de volta ao Sardoal com Feira de S. Simão
A antiquíssima Feira de S. Simão que se realiza na vila do Sardoal, tem tradições nas antiguidades das gentes daquela região do Ribatejo norte. Há cerca de 50 ou 60 anos atrás, havia sempre uma clientela muito especial, porque o dia 28 de Outubro, era o escolhido para a chegada dos “Capuchos”, grupos de homens e mulheres, que se deslocavam de alguns concelhos da Beira-Baixa (Proença-a-Nova, Sertã e Oleiros), para a apanha da azeitona.
A partir daquele dia, os sabores das castanhas, das nozes, das amêndoas e dos figos secos, entre outras delícias, voltam a ser atracção na Feira de S. Simão, ou Feira da Fossa, vão voltar à vila do Sardoal.
A Feira, vai decorrer na Avenida Luís de Camões, Praça da República e artérias adjacentes, é antiquíssima e a sua origem perde-se nos tempos. Havendo referências de que já se realizava em 1750, foi até meados dos anos 70, uma das feiras mais importantes do norte do Ribatejo.
Tem características próprias pelas transacções de cereais e de frutos secos, próprios desta época, a Feira de S. Simão é sempre uma festa, aliada à vertente de mercado, a um âmbito de convívio e de animação.
------------------------------------------