terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sociedade


Criada Liga de Amigos de Ginecologia e Obstetrícia do CHMT (LASGO-CHMT)
No passado dia 07 de Outubro, foi criada formalmente através de escritura notarial, a “Liga de Amigos do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar do Médio Tejo” (LASGO-CHMT).
É uma nova associação sem fins lucrativos, que tem como principal objectivo dinamizar um vasto conjunto de iniciativas que contribuam para a divulgação e progressão do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia e facilitem a sua aproximação à população da área de influência do Centro Hospitalar do Médio Tejo, que abrange uma área de Ponte de Sôr a Alcanena e da Chamusca à Sertã.
Presidida por Mário Furtado, Director do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do CHMT, a Liga irá promover, já no próximo ano, as primeiras Jornadas de Ginecologia e Obstetrícia do CHMT, que irão reunir, em Abrantes, profissionais de saúde de diferentes pontos país. Paralelamente irão ser desenvolvidas acções que permitam uma maior aproximação dos utentes a este Serviço. Uma das acções, já está a ser proporcionada a todas as grávidas interessadas, para uma visita prévia às instalações, realizando-se as mesmas à terça-feira, pelas 10h30m,com acompanhamento de um profissional de saúde que explicará todo o processo de funcionamento e inclusão de esclarecimento sobre dúvidas apresentadas.
Recorde-se que o Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do CHMT, está a funcionar em Abrantes, realiza em média 1.100 partos anuais, prevendo-se que no próximo ano venha a atingir os 1.300 nascimentos, garantindo a todas as grávidas o direito à analgesia de parto (epidural) e as condições de privacidade que permitem o acompanhamento permanente de um elemento da família, uma vez que a grávida faz todo o trabalho de parto e próprio parto na mesma sala individual. Esta privacidade é ainda mais acentuada porque todo o trabalho de monitorização contínua da grávida para controlo do feto está centralizado, de forma remota, num único gabinete. O Serviço conta ainda com um anestesista em exclusivo para o Serviço, permitindo a administração da epidural ou a realização de uma cesariana a qualquer momento que seja necessário.
Está neste momento em curso o processo para Acreditação do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do CHMT que, certificará a qualidade cuidados prestados.
Diariamente este Serviço assegura consultas, nomeadamente nas áreas de ginecologia geral, infertilidade, menopausa e oncologia, bem como o acompanhamento à gravidez normal e de risco. Recorde-se que existem já condições, com o apoio da neonatologia, para que aqui possam nascer bebés a partir das 33 semanas de gestão, o que há algum tempo não era viável.
Actualmente o Serviço de Obstetrícia conta com 19 camas e Ginecologia dispõe de 11 camas para internamento.
Os sócios fundadores da LASGO, reuniram-se, em Assembleia Geral, no passado dia 14, para elegerem os órgãos sociais, que ficou assim constituído:
Direcção:
- Mário Jorge da Piedade Álvares Furtado;
- Maria Helena Mota Mendes Dias;
- Amélia Maria Lopes Ferreira Lopes.

Mesa da Assembleia Geral:
- Aníbal Orlando Henriques Teixeira de Sousa;
- Maria da Conceição de Moura Fernandes Boto Courinha;
- Benjamim Marques Filipe.

Conselho Fiscal:
- Estela Maria Morais de Sousa;
- António Carlos Lourenço Moreira de Carvalho;
- Amélia Maria Ramos Bento dos Santos.

Qualquer informação ou esclarecimento deverá ser solicitado ao Presidente da Direcção da LASGO, Dr. Mário Furtado, através do telef. 241 360 700.
----------------------------------------------------------------