quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cultura Gastronómica

Santarém vai receber mais uma edição do Festival Nacional de Gastronomia

O Festival Nacional de Gastronomia, vai decorrer de 23 de Outubro a 08 de Novembro em Santarém. Como novidades, salienta-se um “Concurso do Petisco” e demonstrações diárias por jovens talentos da cozinha portuguesa durante o certame.
Joaquim Rosa do Céu, Presidente do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo e do Festival Nacional de Gastronomia, disse que as sessões de cozinha ao vivo com 13 “promessas” da gastronomia portuguesa são uma das componentes da iniciativa que mais o entusiasmam, cita a agência Lusa.
Os jovens chefes são desafiados – em sessões agendadas para as 19:00 nos Claustros da Casa do Campino – a “traçar as linhas entre os sabores portugueses e as novas técnicas” da culinária. Vão estar treze restaurantes presentes nas “tasquinhas” que vão disponibilizar num espaço do balcão destinado exclusivamente para esse fim, entre dois e seis petiscos, que irão ser submetidos à votação do público. Os petiscos constarão de um acepipe, uma fatia de pão e um copo de vinho ou uma “lambreta” (a um preço único de 3,50 euros), podendo os “provadores” aprender a confeccionar a especialidade que mais apreciaram, em demonstrações de cozinha previamente agendadas pela organização. Ao votarem no petisco mais apreciado habilitam-se a prémios nos quais constam fins-de-semana nos Açores, Madeira e Minho.
O festival mantém a estrutura das edições anteriores com as tasquinhas, associadas a mostras de produtos regionais, artesanato, doçaria e vinho, e dos grandes almoços regionais, servidos por restaurantes de cada uma das regiões gastronómicas do país seleccionados pelas entidades regionais de turismo.
Este ano foi convidado Cabo Verde como país lusófono, com o restaurante “Casa da Morna” a servir o almoço regional no dia 25.
O V Congresso Nacional de Gastronomia FNG, vai realizar-se durante o certame, (dias 26 e 27), onde vão ser discutidos temas relacionados com a gastronomia, tais como “tendências e consequências da evolução da cozinha e seu impacto na restauração” ou a “gastronomia como produto da promoção turística”.
Outro tema a ser debatido é “A cozinha portuguesa no Mundo”, que contará com a presença do proprietário do Ferreira Café de Montreal (Canadá).
A ViniPortugal e a Associação de Municípios Produtores de Vinhos, também marcarão presença, com provas diárias de vinhos.
------------------------------------------------------