sábado, 24 de outubro de 2009

Vida Laboral

Empresa João Salvador encerra e 300 trabalhadores vão para o desemprego

Na Assembleia de credores realizada ontem, sexta-feira, no Tribunal de Tomar, a Administração da "Construtora João Salvador", pediu a liquidação total da empresa. Numa sessão onde os jornalistas não tiveram acesso e que se prolongou até ao princípio da noite, o Presidente do Conselho de Administração do grupo, João Salvador, pediu o encerramento da empresa, apesar de, logo no início, uma expressiva maioria (78 por cento) se ter pronunciado pela viabilização, disse um dos elementos da comissão de trabalhadores.
Francisco Lopes afirmou que o Administrador Judicial, se pronunciou a favor da insolvência, pelo que vai avançar o processo de despedimento colectivo, retroactivo a 19 de Agosto. Disse, aquele representante dos trabalhadores, que a maioria dos trabalhadores tem quatro meses de salário em atraso, além do décimo terceiro mês e dos subsídios de férias referentes a 2008 e 2009.
Constituíram-se como credores no âmbito do processo de insolvência um total de 266 trabalhadores, sendo 104 sindicalizados, dos cerca de 320 trabalhadores da João Salvador, adiantou. Os restantes já se encontravam com contrato suspenso ou optaram pelo despedimento com justa causa, adiantou. Os que ficaram “estavam ligados à casa desde a fundação, tinham raízes”, adiantou Francisco Lopes.
-----------------------------------------------------------