sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Cultura

Dinossáurios da Serra de Aire em exposição na Biblioteca Municipal de Torres Novas

Vai estar patente de 9 a 31 de Outubro na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes em Torres Novas, uma exposição intitulada “As pegadas de dinossáurios da Serra de Aire”. A abertura está marcada para as 17h30, desta sexta-feira. No ano em que se assinalam 15 anos da descoberta das pegadas dos dinossáurios no Parque Natural das Serras Aire e Candeeiros e 13 anos depois da criação do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios, a exposição reflecte os grandes seres vivos que habitaram a serra há 175 milhões de anos.
A mostra é uma organização conjunta da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes e do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios e conta com os apoios do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), do Museu Nacional de História Natural e da Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia.
Inserido no âmbito da exposição, realiza-se no dia 15 de Outubro, pelas 21h30, no auditório da biblioteca, a Conferência da Fontinha: percursos pelo conhecimento, subordinada ao tema O monumento, 175 milhões de anos depois, com intervenções de Vanda Santos, do Museu Nacional de História Natural/Universidade de Lisboa e do biólogo José Alho.
No dia 17 de Outubro, pelas 15 horas, realiza-se no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios a iniciativa histórias conversadas entre pais e filhos, abordagens criativas de pequenas/grandes realidades, com a dramatização do livro Darwin e a verdadeira história dos dinossauros, de Luca Novelli, seguindo-se uma visita interpretativa ao Monumento. Esta actividade necessita de inscrição prévia.
No mesmo dia, pelas 17 horas, na sala polivalente, realiza-se a denominada Conferência do monumento, leituras do parque, dividida em duas comunicações: Luís Azevedo Rodrigues, reconhecido paleontólogo da Universidade do Algarve, abordará o avanço no conhecimento paleontológico em dinossáurios e a influência cultural no imaginário colectivo, na comunicação intitulada de “Novas técnicas, velhos mitos”; Maria de Jesus Fernandes, do PNSAC abordará “Os 30 anos do PNSAC”, trazendo à conversa assuntos como o ordenamento do território, a gestão de áreas protegidas e uma retrospectiva sobre as primeiras três décadas do PNSAC. A moderação ficará a cargo de Fernando Pereira, arquitecto paisagista.
Ainda no decorrer das iniciativas relacionadas com os 15 anos da descoberta das pegadas dos dinossáurios, será apresentado o livro “A paisagem da Pedra, uma edição municipal da autoria de Fernando Pereira, que terá lugar no dia 24 de Outubro, às 16h30, no auditório da biblioteca.
Para finalizar as iniciativas, está marcada, no dia 31 de Outubro, às 11 horas, para o público em geral, uma visita ao Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios da Serra de Aire. A partida é da Biblioteca Municipal, às 10h30 e o regresso estará previsto para as 12h30. O máximo de participantes admitidos é de 45, devendo os interessados efectuar previamente a sua inscrição.
--------------------------------------------------------------