quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ambiente

Portugueses e Espanhóis unem-se em defesa do Tejo

No próximo sábado, 17 de Outubro, esperam-se centenas de activistas espanhóis de movimentos pela defesa do Tejo, que se juntarão a activistas portugueses, para uma acção conjunta em defesa do Rio Tejo. "Vogar Contra a Indiferença", é o nome da acção criada pela “PROTEJO” que consta de um cruzeiro entre a marina do Parque das Nações, em Lisboa, e as aldeias ribeirinhas de Valada, no concelho do Cartaxo, e Caneiras em Santarém. Está confirmada a presença da "Plataforma para a defesa do Tajo e do Alberche de Talavera de la Reina", da "Plataforma de Toledo em Defensa do Tajo", e da "Rede de Cidadania por uma nova cultura da água no Tajo/Tejo e seus afluentes", esta última de âmbito ibérico.
A acção, pretende alertar para a necessidade de protecção do Tejo e da defesa das culturas a ele associadas, e visa ainda protestar contra a “nova sangria a que o Tejo se encontra submetido em resultado do aumento dos transvases em Espanha, decididos unilateralmente”, explica uma nota dos organizadores.
A subida do rio vai realizar-se em três embarcações tradicionais, o bote-de-fragata “Baía do Seixal”, e os varinos “Liberdade” e “Vala Real”.
---------------------------------------------------------------