quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cultura

Santos Lopes expõe no Centro Cultural de Sardoal

A partir de 16 de Outubro e até 21 de Novembro, os espaços interiores e exteriores do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, vão acolher cerca de 30 esculturas e pinturas do artista Santos Lopes.
"Esculturas em Bronze e Releituras em Tela", nome atribuído à exposição, vai ocupar não só a habitual galeria no interior do edifício, como também os espaços ajardinados e da entrada daquele Centro Cultural.
No exterior irão ser colocados seis esculturas em bronze de grande dimensão, junto ao pequeno lago da frente e à cascata, junto ao bar.
Como é de conhecimento público, a estátua que se encontra na entrada do Centro Cultural, que foi intitulada “Rumores de uma Saudade” e que foi instalada em 2004, aquando da inauguração daquele equipamento colectivo, é da autoria deste artista plástico.
Santos Lopes tem um vasto reportório desde 1975, ano em que fixa residência em S. Paulo, Brasil. Santos Lopes nasceu em Abrantes, em 1948, mas é um homem do mundo, um viajante entre afectos e procuras. Da existência procura o equilíbrio, entre formas e cores de um-todo. É escultor, pintor, ceramista, fotógrafo e professor. Alguns dos seus trabalhos já fazem parte do património artístico/ paisagístico da nossa região e do nosso país. Tem colecções em Portugal, Espanha, França, Brasil, Inglaterra, Suíça, Estados Unidos, Uruguai, Alemanha e em vários países africanos.
A cerimónia de abertura está agendada para 16 de Outubro, pelas 19 horas, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sardoal e diversos convidados. O horário da Exposição será o seguinte: Terça a Sexta-feira – 16 às 18 horas. Sábado – 15 às 18 horas. Encerra ao Domingo, Segundas-feiras e Feriados.
--------------------------------------