terça-feira, 20 de outubro de 2009

Cultura

Teresa Ranieri vem a Santarém apresentar espectáculo coreográfico “In de Land of p…”
“In de Land of p…” é o nome do espectáculo que a coreografa italiana de dança contemporânea vai apresentar no próximo dia 24 de Outubro, às 21h30, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém.
É um projecto que consiste numa performance que reúne dança contemporânea com elementos teatrais, diversos meios multimédia, interacção com o público, por cima de um tapete vermelho com um "Eu despido e um ecrã com o jogo da vida?".
O espectáculo foi apresentado com sucesso nos festivais: Bonner Tanzsolo (Alemanha), Osterreich Tanzt em St. Polten (Áustria) e vai estar no próximo mês de Novembro, no Teatro Municipal de São Paulo (Brasil).
Teresa Ranieri iniciou o seu percurso académico na Scuola del Teatro Piccinni di Bari, Itália, onde teve as suas primeiras experiências de palco, dançando Ballet e o Repertório neoclássico da companhia de Teatro onde estudou. Após 6 anos, mudou-se para Nápoles para estudar no Lyceum Mara Fusco e finalmente para Cannes, França, na École Internationale de danse Rosella Hightower.
Em 1988 mudou-se para a Alemanha onde dançou como solista em diferentes Teatros. Em 1994 juntou-se à Tanzwerk Nuremberga sob direcção de Dirk Elvert e Jean Renshaw, onde trabalhou com vários coreógrafos. Desde Julho de 2000 trabalha como freelance bailarina, coreógrafa e professora de ballet e dança contemporânea em digressão por todos os Países Europeus e Palestina, Japão, Coreia. Desde 2004 é também professora regular de dança contemporânea e coreografia em Anton Bruckner Universidade em Linz, Áustria e Escola Superior de Dança em Lisboa, Portugal.
Em Março 2004 foi vencedora do terceiro prémio de coreografia no "8th. Tanz Solo Festival" em Stuttgart, Alemanha, com o solo "Libero Arbitrio" (Livre Arbítrio). Em Agosto de 2006 o Festival de Dança Coreano em Seoul, Coreia, convidou pela primeira vez professores europeus, sendo uma dos dois seleccionados. Em Outubro de 2006 foi convidada para coreografar uma peça para a companhia de pós-graduados “X.IDA” em Linz, Áustria.
-------------------------------------------------------------