quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Economia

Sindicato dos Metalúrgicos diz em comunicado que quinze trabalhadores da empresa Fleximol são notificados para processo de despedimento colectivo
A administração da Fleximol – Suspensões para Veículos, empresa sedeada na Zona Industrial do Cartaxo-Vila Chã de Ourique, notificou, no passado dia 8 de Outubro, 15 trabalhadores no âmbito de um processo de despedimento colectivo, conforme denuncia o Sindicato dos Metalúrgicos em comunicado emitido à comunicação social.
Diz o comunicado, «que a aquela empresa após ter decorrido á Lay Off desde 12 de Janeiro a 11 de Outubro de 2009 (9 meses) decidiu premiar 15 trabalhadores que estiveram 9 meses em Lay Off com despedimento colectivo.
De 171 trabalhadores que contava em Janeiro de 2009, conta actualmente em Outubro de 2009 com 127. O processo selectivo dos trabalhadores a despedir é bastante “completo”. Constam desta lista os efectivos e suplentes da actual Comissão Sindical, bem como os efectivos e suplentes da lista que ganhou em 15/09/2009 a eleição da Comissão de Trabalhadores recentemente constituída», adianta a nota sindical.
«Esta “actuação” da Administração da Fleximol viola todos os princípios democráticos de um estado de direito, estando em causa o direito á liberdade de associação e de reunião plasmados na Constituição da República Portuguesa.
A Direcção do Sindicato dos Metalúrgicos solicitou á ACT – Autoridade das Condições de Trabalho em 14/10/2009 que verifique o cumprimento da legalidade deste processo. Infelizmente até á presente data esta ainda não deu notícias».
Considera ainda a Direcção do Sindicato dos Metalúrgicos, «que com o despedimento colectivo anunciado pela empresa, deveria a Administração da Fleximol de devolver o dinheiro público dos contribuintes á Segurança Social atendendo de que não houve salvaguarda dos postos de trabalho». conclui o comunicado emitido.
---------------------------------------------------------