quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sociedade


Tramagal: CTT anunciam suspensão do encerramento do posto após protesto da população
Os Correios de Portugal anunciaram hoje a suspensão do encerramento da estação em Tramagal, Abrantes, após a população ter protestado e manifestado a sua revolta através da recolha de mais de 1500 assinaturas.
Em declarações à Agência Lusa, fonte dos Correios confirmou a suspensão do encerramento da Estação de Tramagal por “questões burocráticas”, tendo reafirmado a intenção de fechar aquela estação e abrir um posto na vila.
O anúncio do encerramento daquela estação dos Correios, previsto para sexta-feira, indignou a população da freguesia, pela falta de condições da alternativa – os serviços funcionariam numa pequena pastelaria na localidade –, que promoveu um abaixo-assinado e realizou hoje uma concentração popular que juntou cerca de um milhar de pessoas.
Em declarações à Agência Lusa, o porta-voz do Movimento Cidadania de Tramagal, Bruno Neto, disse que o anúncio da suspensão do encerramento prova que a população, “quando unida, faz ouvir a sua voz e os seus direitos”, acrescentando que a alternativa anunciada “não oferecia as mínimas condições de sigilo, qualidade do serviço prestado, logística, segurança, eficiência e excelência”.
Segundo disse, “quem esteve por detrás desta intenção [de encerramento] escondeu a informação à população. Sentimo-nos enganados no meio de um processo onde não fomos vistos nem achados até porque fomos confrontados com uma alternativa sem o mínimo de qualidade”, acrescentou.
Bruno Neto disse ainda que a suspensão do fecho dos correios em Tramagal “é uma pequena mas saborosa vitória” para as gentes do Tramagal, tendo afirmado que a mesma “deve dar alento a outras terras que também estão a ser negligenciadas pela gestão danosa da vida pública, do Estado e da cidadania plena”.
Vítor Hugo Cardoso, presidente da junta de freguesia de Tramagal, disse à Agência Lusa que o processo “foi conduzido à revelia” da comunidade, tendo acrescentado que a população teve o “mérito de sair à rua e protestar”, defendendo os seus direitos e interesses.
“Este é um serviço público importante para a população e empresas de Tramagal” – cerca de quatro mil habitantes –, mas também para a margem sul do concelho de Constância e o Campo Militar de Santa Margarida, estando implicadas cerca de sete mil pessoas”, observou, tendo assegurado que as futuras reuniões com os CTT “têm de resultar em algo que satisfaça todas as partes”.
Segundo a fonte da empresa, a transferência da estação para um novo posto “resulta da necessidade de adequar a oferta na localidade face à diminuição da procura nos últimos quatro anos”, uma redução quantificada em 22 por cento no número de clientes, de 16,7 por cento na actividade da Estação e de 54 por cento no correio urgente.
“O processo fica suspenso e vamos procurar encontrar uma solução que satisfaça as partes envolvidas: CTT, junta de freguesia e população”, assegurou.
---------------------------------------------------------------------------------