sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ambiente

Barquinha acolhe acção de mobilização dos cidadãos em defesa do Tejo
Uma centena e meia de cidadãos vai “vogar contra a indiferença” no sábado, numa acção de mobilização dos cidadãos em defesa do Tejo e do património natural e cultural associado ao rio.
A iniciativa é da PROTEJO – associação pelo Tejo, numa actividade que pretende “consciencializar” as populações ribeirinhas para a conservação do rio, procurando realçar a “necessidade de uma regulamentação” da gestão de barragens e açudes que garanta um regime fluvial adequado à prática de actividades náuticas e à migração e reprodução das espécies piscícolas.
Em declarações à agência Lusa, Paulo Constantino, porta-voz daquele movimento, defendeu a necessidade de “regras” que integrem “verdadeiros caudais ecológicos” e uma continuidade fluvial proporcionada por passagens para peixes eficazes.
“Esta é uma manifestação de interesses pela boa saúde do rio e da sua fauna e flora”, afirmou Constantino, tendo acrescentado que a iniciativa é também “um alerta sob a forma de protesto contra a sobre exploração a que o Tejo se encontra submetido em resultado do aumento dos transvases”.
A iniciativa visa a “defesa e a valorização dos rios como património cultural e de identidade”, sendo a sua defesa “vital” para as cidades e povoações situadas nas suas margens, que “tendem a perder a sua personalidade quando os rios se degradam ou são desvirtuados os seus leitos”.
A iniciativa de sábado consiste numa descida em canoa que terá o seu início na praia fluvial de Constância, com paragem no castelo de Almourol, e cuja expedição tem como destino o cais da hidráulica no parque ribeirinho de Vila Nova da Barquinha.
---------------------------------------------------------------------------------------------