terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sociedade

População do Tramagal protesta contra encerramento da estação dos CTT
O anunciado encerramento da Estação dos Correios do Tramagal, Abrantes, está a indignar a população da freguesia que decidiu promover a recolha de assinaturas e agendou uma concentração para quarta-feira contra o encerramento daquele serviço.
Com desfecho previsto para sexta-feira, a decisão dos CTT decorre depois da Junta de Freguesia de Tramagal não ter aceitado a responsabilidade da gestão e distribuição do correio e depois de aquela empresa ter encontrado numa pastelaria local o parceiro para assegurar o habitual serviço.
Em declarações à agência Lusa, Bruno Neto, porta-voz do Movimento Cidadania de Tramagal, disse que a notícia do encerramento da Estação dos Correios “caiu que nem uma bomba” junto da população, que “uniu-se” e em dois dias conseguiu juntar mais de 800 assinaturas sob a forma de protesto.
“Quem está por detrás desta intenção escondeu a informação enquanto pôde porque sabe a força do povo, quando unido”, observou, acrescentando que a população “sentiu-se enganada porque não foi ouvida no processo”.
O Movimento afirma não se rever numa decisão que “frontalmente questiona”, assegurando não aceitar que estes serviços sejam entregues a uma pequena pastelaria.
“Todas as relações de cliente/prestador de serviço perdem em termos de sigilo, qualidade do serviço prestado, logística, segurança, eficiência e excelência”, vincou, tendo acrescentado não admitir que se criem políticas de morte lenta para o interior de Portugal.
O Movimento Cidadania de Tramagal afirma contar com o apoio institucional da junta de freguesia e da Câmara Municipal de Abrantes, tendo Bruno Neto adiantado que a iniciativa não só pretende ver a decisão de encerramento “revogada” como “dar alento a outras terras que também estão a ser negligenciadas pela gestão danosa da vida pública, do Estado e da cidadania plena”.
Em declarações à Lusa, fonte dos Correios confirmou que os serviços prestados no balcão da Estação dos Correios do Tramagal serão transferidos no dia 1 de Outubro para um novo Posto dos Correios, situado na localidade e gerido por um particular.
“Só fechamos estações de correios quando há alternativa, caso contrário não o fazemos”, observou.
Segundo a mesma fonte, o novo Posto “assegura em condições iguais todos os serviços postais, nomeadamente a expedição e entrega de correspondência e encomendas, o correio registado, o pagamento de vales e pensões e a cobrança de facturas”, tendo observado que a abertura de um Posto de Correios “resulta sempre de uma parceria com outra instituição ou estabelecimento comercial”, como é o caso.
“A opção por um parceiro particular, como sucede no Tramagal, não altera o acesso da população aos correios”, reforçou, sendo os CTT os “responsáveis pela formação, acompanhamento e supervisão do Posto, através das equipas operacionais no terreno, que garantem a inspecção e a qualidade da prestação dos serviços”.
--------------------------------------------------------------------------------------------