sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ciência e Tecnologia

Constância: Centro de Ciência Viva organiza encontro de cientistas e investigadores
Colocar os cientistas ao alcance do cidadão comum é o objectivo da noite dos investigadores que o Centro de Ciência Viva (CCV) organiza no sábado na confluência dos rios Tejo e Zêzere, em Constância.
Integrado no programa nacional Ciência Viva no verão e dinamizado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, a ideia é que na praia, no campo, na cidade, de dia ou de noite se façam férias com ciência, saindo os investigadores e cientistas do seu meio natural de trabalho, indo ao encontro do vulgar cidadão.
Tendo como meta a noite europeia dos investigadores, que se realiza dia 23 de Setembro, as mais de duas mil actividades e iniciativas nacionais propostas por universidades, centros de investigação, museus, empresas, escolas e associações científicas em todo o país englobam observações astronómicas, passeios científicos, visitas a faróis e a grandes obras de engenharia.
No concelho de Constância, as actividades do Ciência Viva no verão organizadas pelo município decorrem no Centro Ciência Viva - Parque de Astronomia e no Parque Ambiental de Santa Margarida (PASM), integrando múltiplas iniciativas ligadas à astronomia, à biologia e à geologia.
Em declarações à agência Lusa, Máximo Ferreira, astrónomo e coordenador do Centro de Ciência Viva de Constância, referiu que cerca de 25 mil pessoas visitam anualmente aquele equipamento, sublinhando o seu agrado pelas 1200 pessoas que visitaram o CCV no mês de Agosto.
“Os estudantes estão de férias pelo que este número representa um valor muito satisfatório atendendo a que quem veio foi porque quis mesmo participar nestas actividades. E o CCV não está no centro da vila, está no Alto de Santa Bárbara e só lá vai quem quer mesmo ir”, vincou.
-------------------------------------------------------------------------------------