sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Óbito

Morreu José Niza
O compositor e ex-deputado José Niza morreu esta noite, informou, esta sexta-feira, fonte da Câmara de Santarém, concelho onde residia e chegou a ser presidente da Assembleia Municipal.
José Manuel Niza Antunes Mendes, ou simplesmente José Niza, nasceu em Lisboa a 16 de Setembro de 1938 foi um médico, compositor e político português. Viveu em Portalegre até aos sete anos. Fez a escola primária e o liceu em Santarém e vivia há muitos anos na aldeia de Perofilho, nos arredores da cidade de Santarém.Em 1956 foi para Coimbra estudar medicina. É nessa cidade que funda, em 1961, a Orquestra Ligeira do Orfeon Académico de Coimbra, conjuntamente com José Cid, Proença de Carvalho, Joaquim Caixeiro e Rui Ressureição.
Em 1971 passa a ser responsável pela produção da editora Arnaldo Trindade, Lda. (Discos Orfeu). José Niza ganhou quatro Festivais RTP da Canção. É o autor da letra da canção E Depois do Adeus. Deputado em muitas legislaturas colaborou em diversas iniciativas e diplomas legislativos: Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos, Lei de Protecção da Música Portuguesa, Redução do Imposto sobre Importação de Instrumentos musicais e outros.
--------------------------------------------------------------------------------------