terça-feira, 27 de setembro de 2011

Economia

Exportações de Vinho do Tejo teve aumento substancial 1º semestre
Os vinhos do Tejo prevêem exportar mais de cinco milhões de garrafas em 2011, tendo já vendido 3,8 milhões de garrafas aos mercados internacionais no primeiro semestre deste ano, igualando desta forma o registo total de 2010.
Trata-se de um crescimento de 175 por cento das exportações dos vinhos da região, o que constitui um "claro indicador" de que os mercados internacionais já reconhecem os vinhos do Tejo pela "excelente relação qualidade/preço", sublinha o presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), José Pinto Gaspar.
Só para a Europa foram vendidas mais de 2,7 milhões de garrafas, correspondentes a um aumento de 288 por cento face a igual período do ano anterior, destacando-se a Suécia como a principal consumidora, seguindo-se a Inglaterra, França e Polónia.
Já para fora da União Europeia, o aumento foi de 91 por cento das exportações, o que equivale à venda de mais de 1,4 milhões de garrafas.
Angola foi um dos principais mercados ao comprar entre Janeiro e Junho perto de um milhão de garrafas, o que permitiu aos vinhos do Tejo aumentar em 200 por cento o desempenho neste mercado. China e Brasil foram os dois outros maiores consumidores.----------------------------------------------------------------------------------------------