terça-feira, 13 de setembro de 2011

Sociedade

Ourém: Estradas de Portugal admite “base de entendimento” sobre IC9
A Estradas de Portugal (EP) admitiu hoje que já existe “uma base” de entendimento com a Câmara de Ourém e o consórcio construtor do troço do IC9 no concelho, face ao anúncio por parte de autarquia de que tencionava avançar com uma providência cautelar.
Em causa, segundo a autarquia, “divergências sérias” com o consórcio construtor, nomeadamente no quanto à quantidade e localização das passagens das vias municipais.
Questionada sobre o assunto pela agência Lusa, a EP, dona da obra, assegurou que as negociações continuam a decorrer e que a “base de entendimento está a ser desenvolvida”.
Na manhã de segunda-feira, cerca de 40 populares protestaram em Louçãs, Ourém, contra a decisão da EP em deslocalizar uma passagem agrícola prevista na construção do IC9.
“As populações locais sentem-se lesadas e revoltadas, pois as alternativas apresentadas são perigosas”, explicou à Lusa um dos membros da Comissão de Residentes Louçãs/Pinheiro, Paulo Santos Fonseca.
A EP informou, entretanto, que a relocalização da passagem agrícola “foi proposta pela Câmara de Ourém” e que a nova solução “visa a melhoria de acessibilidades e mobilidade urbana”.
Segundo a empresa, “todas as condições de segurança para os utilizadores desta via estão devidamente acauteladas, em cumprimento com as normas técnicas e ambientais”.
-------------------------------------------------------------------------------------