terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cultura

Tomar acolhe “Estátuas Vivas” este fim-de-semana
Perto de 40 estátuas vivas vão representar 18 quadros da História de Portugal nas ruas de Tomar e no convento de Cristo nos próximos sábado e domingo à tarde, em mais uma edição do Festival de Estátuas Vivas.
O evento começa na sexta-feira à noite com a presença das “10 melhores estátuas” da edição do ano passado, entre a Rua Marquês de Pombal e a Praça da República, uma mostra fotográfica dessa primeira iniciativa e um concerto de ópera, no coreto da Várzea Pequena, recreando o ambiente das ruas e casas de ópera de Itália.
Eduardo Mendes, coordenador do evento e do projecto “Máquina do Tempo”, disse à agência Lusa que esta foi uma forma de aliar a história da cidade e do país ao riquíssimo património de Tomar.
Ao todo serão 36 homens e mulheres que se dedicam a esta arte vindos de todo o país, mas também de Espanha, de onde virão, de Barcelona e Madrid, seis homens estátuas, além do Estaticman António Santos, que apadrinha o evento.
A iniciativa insere-se no projecto Máquina do Tempo, que resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas D. Nuno Álvaro Pereira, Câmara Municipal, Convento de Cristo, (IGESPAR) e Instituto Politécnico de Tomar.
---------------------------------------------------------------------------------------------